📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Jardel dos Santos Souza, de 38 anos, apontado como o líder da facção criminosa Bonde dos 40 foi baleado durante um tiroteio na manhã desta quinta-feira (11) na Vila Afegão, região do bairro Promorar, na zona Sul de Teresina. De acordo com a Polícia Civil, ele é parceiro de Léo Gordim. Um outro indivíduo, irmão de Jardel, que atuava como chefe de disciplina, conseguiu fugir.
À TV Antena 10, o delegado Danúbio Dias detalhou que a Operação foi deflagrada em decorrência das mortes de Italo Douglas Alverenda da Costa e de Romário Duarte Mendes, executados na noite de ontem na zona Sul da capital.
“Em decorrência das duas mortes de ontem, decidimos deflagrar essa operação. Agimos pela manhã e já tínhamos informação de que esse pessoal estaria na residência depois das 9h. Aqui eles costumeiramente dormem no mato. A equipe se dividiu em duas, uma entrou pela frente e outra pelos fundos. Na medida que eu me aproximava houve um tiroteio”, disse.
Durante a ação, Jardel efetuou disparos contra as equipes policiais, que revidaram. O disparo atingiu o abdômen dele. “Ele é parceiro do Léo Gordim. Ele é um dos membros fundadores do Bonde dos 40 aqui no Piauí. Um dos líderes dessa facção. Já foi indiciado por homicídio. Ele é um indivíduo perigoso. Sabíamos que corria o risco de ele revidar […] Ele foi atingido no abdômen”, detalhou.
Jardel e o irmão dormiam dentro da mata para, segundo a polícia, evitar serem pegos pela polícia ou membros da facção rival. O irmão dele segue foragido. Ainda de acordo com o delegado, ele está diretamente envolvido no assassinato do adolescente Breno Rodrigues encontrado morto dentro do Cemitério Santa Cruz, no bairro Promorar, zona Sul de Teresina.
“A operação tinha ele e outro indivíduo como foco, também líder da facção, que, infelizmente, conseguiu fugir. Fizemos o cerco, mas esse indivíduo conseguiu fugir. Ele é diretamente envolvido nesse assassinato do Breno, que o corpo dele foi encontrado no dia 18 dentro do cemitério Santa Cruz. Sabíamos que as lideranças do B40 estavam envolvidas e conseguimos prender um deles. Esse indivíduo que está foragido é um dos líderes e a quem cabe decidir quem morre. Ele é chamado de Chefe de Disciplina da facção”, destacou.
Jardel foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A polícia segue em diligências para localizar o indivíduo foragido.
Fonte: Portal A10+