📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O principal alvo da operação deflagrada, na manhã desta terça-feira (09), é o indivíduo Leonardo Oliveira da Costa, vulgo “Léo Gordim”. Segundo o delegado Samuel Silveira, ele seria o criador do Bonde dos 40 no Piauí.
O delegado explicou que as diligências ocorrem no âmbito da Operação Pacto pela Ordem, que, de maneira aprofundada, alcançou o que seria o "topo" da liderança do grupo criminoso que atua no estado.
"Atingimos o topo, o criador, o mentor, o Léo Gordim, que, no sentido negativo, é a expressão máxima dessa organização. A SSP presta conta do seu trabalho com esse conteúdo envolvendo o tráfico, lavagem de dinheiro, organização criminosa, de uma maneira bem sedimentada. Em todas as fases conseguimos avançar, sempre chegando em algo a mais no que toque a importância do criminoso que está sendo enfrentado", afirmou.
Ele já havia sido preso em setembro do ano passado, na cidade de Aquiraz, no estado do Ceará. Com diversas passagens e uma extensa ficha crimina, ele estava utilizando documentos falsos para fugir da polícia. Os mandados de prisão contra o indivíduo foram cumpridos por meio de uma operação integrada entre as forças de segurança do Piauí e Ceará.
Sobre a operação
O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (09), a Operação Capital Oculto 2 contra faccionados do Bonde dos 40 e cumpriu mais de 40 mandados judiciais no Piauí, Ceará e Minas Gerais. Segundo as primeiras informações, até o momento pelo menos 10 pessoas foram presas, entre elas, um empresário.
O A10+ apurou que a operação tem como objetivo cumprir mandados judiciais contra o "braço financeiro" do Bonde dos 40. Dentre os investigados estão criminosos de alta periculosidade que já têm outras passagens pela polícia e também um empresário, conhecido como Deivison Estourado, que foi preso em um condomínio de luxo na zona Leste de Teresina.
Fonte: Portal A10+