📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Atualizada às 15h44
O governador Rafael Fonteles (PT) falou sobre a prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pelos Estados Unidos durante um “ataque em larga escala” ocorrido no último sábado (03). Ao comentar o episódio, ele destacou a gravidade do cenário geopolítico na América do Sul e defendeu o diálogo como caminho para a resolução do conflito. O ditador venezuelano Nicolás Maduro e a esposa, Cilia Flores, se declaram inocentes na audiência realizada nesta segunda-feira (5) perante a Justiça dos Estados Unidos.
O chefe do Executivo piauiense teceu críticas tanto ao governo venezuelano quanto à postura adotada pelos Estados Unidos. “Realmente é muito preocupante essa situação na Venezuela, uma preocupação que já vem de muito tempo. Não concordamos nem com a postura do Nicolás Maduro e também não concordamos com a posição dos Estados Unidos em invadir outro país”, declarou.

Segundo Fonteles, situações de instabilidade que eram vistas apenas em outros continentes agora passam a fazer parte da realidade sul-americana. “Nós estamos vendo acontecer aqui na América do Sul cenários que nós só tínhamos notícia em outros continentes”, afirmou.
O governador reforçou ainda que segue o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, priorizando a diplomacia e o fortalecimento das instituições que devem mediar o conflito. “Eu acho que tem que prevalecer o caminho do diálogo. É nesse ponto que o presidente Lula se posiciona para poder resolver esses problemas com muito diálogo e respeitando os órgãos multilaterais que têm esse papel, ou pelo menos deveriam ter esse papel”, disse.
Fonte: Portal A10+