HIPERLOTAÇÃO: sistema prisional do Piauí está com taxa de ocupação de vagas em mais de 214% - Bastidores
Bastidores
BASTIDORES

HIPERLOTAÇÃO: sistema prisional do Piauí está com taxa de ocupação de vagas em mais de 214%

Em nota, a Sejus informou que espera abrir mais de 1,1 mil novas vagas até 2025


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

É inegável que as sucessivas operações realizadas pela segurança pública no Piauí têm surtido efeito na redução de crimes. Por outro lado, o sistema carcerário no estado está hiperlotado. Até esta sexta-feira (14) o levantamento feito pela coluna Bastidores junto à Secretaria de Justiça confirma que a taxa de ocupação nos 17 presídios chega a 214,45%. 

Ao todo são 3.189 vagas no sistema prisional do Piauí que, atualmente possui 6.839 presos custodiados, um número que cresce dia após dia. O advogado Heitor Bezerra, Diretor Jurídico da SEJUS, confirmou os dados e confirma que está no planejamento aumentar o número de vagas ainda este ano.

“Temos hoje mais de 100% de ocupação além da nossa capacidade. A gestão do Coronel Carlos Augusto vem empreendendo todos os esforços possíveis para ampliar o número de vagas em todas as 17 unidades prisionais do Estado. Há a perspectiva de abertura de 438 novas vagas ainda em 2024, bem como de aproximadamente 700 novas vagas em 2025. Sobre novas unidades, está em construção uma unidade em Buriti dos Lopes, com capacidade para 304 vagas, assim como temos projeto aprovado para construção de uma Cadeia Pública em Picos e uma nova Penitenciária Feminina em Picos. No complexo de Altos, também temos autorizada a construção de uma nova Cadeia Pública para 800 vagas. Além das construções, temos as perspectivas de reformas para implantar módulos de educação, trabalho e outras atividades de ressocialização”, explica Heitor Bezerra.

  

HIPERLOTAÇÃO: Sistema prisional do Piauí está com taxa de ocupação de vagas em mais 214% Sejus

   

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Wesslley Sales

Wesslley Sales

Jornalista, Especialista em Marketing Político, Mídias Sociais e Comunicação Produtor, Apresentador e Repórter na TV Antena10 Radialista e Redator

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Eleições nos Estados Unidos: você acha que Joe Biden tem condições de disputar a reeleição

ver resultado