Projeto aprovado no Senado reconhece fibromialgia e doenças correlatas como deficiência - Bastidores
Bastidores
SAÚDE

Projeto aprovado no Senado reconhece fibromialgia e doenças correlatas como deficiência

No Piauí, Governador Rafael Fonteles sancionou Lei que beneficia pacientes com a doença


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Em uma decisão histórica, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que reconhece pacientes com fibromialgia, fadiga crônica, Síndrome Complexa de Dor Regional e outras condições similares como pessoas com deficiência. A medida representa um avanço significativo na luta por direitos, dignidade e visibilidade de milhões de brasileiros que enfrentam diariamente dores intensas e persistentes — muitas vezes ignoradas por não deixarem marcas visíveis.

O projeto, que agora segue para sanção presidencial, estabelece que a classificação como pessoa com deficiência dependerá de uma avaliação biopsicossocial. Essa análise vai considerar o grau de limitação nas funções e estruturas do corpo, os fatores ambientais, psicológicos e pessoais, além das restrições que o paciente encontra para participar ativamente da sociedade.

  

Projeto aprovado no Senado reconhece fibromialgia e doenças correlatas como deficiência Reprodução
   

Dor invisível, impacto real

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica que atinge, sobretudo, mulheres entre 30 e 55 anos. É uma doença sem cura, marcada por dores generalizadas no corpo, distúrbios do sono, fadiga intensa e alterações de humor. A condição pode ser tão incapacitante que muitos pacientes são impedidos de manter empregos formais, o que agrava sua vulnerabilidade social.

“Aprovamos uma proposta que garante acesso à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e isenção de impostos na compra de veículos. É um passo fundamental para incluir essas pessoas em políticas públicas e garantir que tenham condições dignas de viver”, afirmou o senador Fabiano Contarato (PT-ES), relator do projeto.

Ele reforçou ainda que a aprovação representa uma vitória para os mais de 7 milhões de brasileiros que convivem com a fibromialgia, trazendo justiça social e empatia para uma dor invisível, mas devastadora.

“Dói do cabelo até a ponta do pé”

A senadora e médica Zenaide Maia (PSD-RN) explicou que a fibromialgia vai muito além de uma simples dor muscular. “É uma doença crônica e incapacitante. Os pacientes dizem que dói do cabelo à ponta do pé. Muitos não conseguem trabalhar, faltam e acabam sendo demitidos. Isso os afasta do mercado de trabalho, aumenta o sofrimento e limita a sobrevivência com dignidade.”

Zenaide ainda alertou para a necessidade de compreender que nem todos os pacientes apresentam os mesmos sintomas com a mesma intensidade, mas que o diagnóstico deve ser levado a sério, com suporte social e proteção legal.

Cadastro único nacional

Outra inovação prevista no projeto é a criação de um cadastro único nacional, onde serão registradas informações sobre a condição de saúde, histórico e as necessidades de cada paciente. A proposta visa facilitar o acesso a políticas públicas específicas e possibilitar uma atuação mais assertiva por parte do Estado. Agora, a expectativa é de que a proposta seja sancionada o quanto antes pelo presidente da República, consolidando esse novo marco legal e social para pacientes que há décadas lutam por reconhecimento.

Governo do Piauí

Em fevereiro deste ano o governador Rafael Fonteles sancionou uma nova lei que estabelece diretrizes para ações informativas sobre a fibromialgia e os direitos das pessoas acometidas pela doença.  A medida busca ampliar a conscientização da população, além de garantir um atendimento mais humanizado e acessível nos serviços públicos e privados. (CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS DETALHES)


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Wesslley Sales

Wesslley Sales

Jornalista, Especialista em Marketing Político, Mídias Sociais e Comunicação Produtor, Apresentador e Repórter na TV Antena10 Radialista e Redator

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual seu apresentador preferido dos programas diários da TV Antena 10?

ver resultado