📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O suplemento queridinho dos praticantes de atividades físicas tem nome e sobrenome: Creatina Monoidratada.
O que muita gente não sabe é que os benefícios da Creatina vão além do exercício. O uso clínico também é interessante, inclusive para idosos! Mas antes de falar sobre isso, vamos começar pelo início…
O que é a Creatina
É um composto de aminoácidos (glicina, arginina e metionina). Sintetizada pelo fígado, é 95% estocada nos músculos. Podemos adquirir pela alimentação, principalmente em produtos de origem animal.
Por que usar?
Promove melhora na performance, especialmente em exercícios de alta intensidade e curta duração.
Fornece energia de forma rápida, assim você melhora o desempenho esportivo, pois consegue treinar mais forte, com mais carga e mais repetições.
Além disso, também há o aumento da retenção hídrica intramuscular e, assim, o músculo também fica mais volumoso.
Quando consumir?
Todos os dias, independentemente do treino. E em qualquer horário, mas preferencialmente após refeição fonte de carboidrato e/ou proteína. Isso melhora a captação muscular da creatina através do estímulo da insulina.
Afeta o rim: mito ou verdade?
Mito. É esperado o aumento da excreção de creatinina, que é o metabólito final da creatina, mas isso isoladamente não é indicativo de lesão renal. É necessário avaliar outras variáveis como a taxa de filtração glomerular.
Além do esporte
Os estudos na área clínica incluem sua aplicação em doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Huntington, distrofia muscular. Além de distúrbios metabólicos, miopatias, doenças renais crônicas, entre outros.
Vegetarianos e veganos também se beneficiam da suplementação por apresentarem estoques reduzidos de creatina.
Idosos
A suplementação de creatina em idosos aumenta o conteúdo de creatina no cérebro, podendo reduzir fadiga mental e aumentar a função cognitiva.
Além disso, previne a perda de massa muscular e força dos músculos, condição conhecida como sarcopenia.
Protocolos de Uso
O habitual é o uso crônico ( todos os dias) de 3g a 5g, no protocolo de manutenção.
Mas fica a orientação de você sempre buscar o auxílio de uma Nutricionista para individualizar sua suplementação e atingir os resultados.
Gostou da coluna? Deixe sua dúvida nos comentários que eu vou te responder.
Beijinhos da Nutri!
Fonte: Descomplica, Nutri - A10+