2º turno: saiba o que o eleitor pode ou não fazer durante a votação neste domingo (30) - Eleições 2022
Eleições 2022
ELEIÇÕES 2022

2º turno: saiba o que o eleitor pode ou não fazer durante a votação neste domingo (30)

O A10+ reuniu uma lista do que pode ou o que é restrito nesta segunda etapa da votação


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Acontece neste domingo (30) o segundo turno da eleição 2022 no Brasil. No Piauí teremos apenas a votação para Presidente da República entre Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma vez que Rafael Fonteles foi eleito governador do Estado ainda no primeiro turno do pleito com mais de 57% dos votos. A votação abre às 8h e segue até as 17h e o A10+ reuniu uma lista do que se pode, ou não, fazer durante a eleição.

  

Segundo turno: saiba o que o eleitor pode ou não fazer durante a votação neste domingo
Edu Garcia / R7

   

É importante separar o documento oficial com foto e a colinha eleitoral para não errar o número do candidato. Além disso, é fundamental conferir o local de votação com antecedência.


É permitido no dia do pleito

Eleitores podem manifestar, de forma individual e silenciosa, a preferência por determinada candidatura, legenda política, coligação ou federação. A expressão da escolha política pode ser feita por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

Permitido, mas é preciso atenção

É permitido usar camiseta de candidatas e candidatos, desde que a eleitora ou o eleitor não distribua a vestimenta a outros, bem como não participe de aglomerações de pessoas com vestes padronizadas, nem de manifestações coletivas e/ou ruidosas.

  

Lula e Bolsonaro disputam segundo turno das eleições no domingo (30)
Reprodução

   

Quem estiver usando blusas com referência a alguma candidatura também não pode abordar, nem aliciar, nem usar qualquer método para tentar persuadir ou convencer outros eleitores.

Não é permitido

No dia 30 de outubro é terminantemente proibido utilizar aparelhos eletrônicos na cabine de votação (celulares, tablets e máquinas fotográficas, por exemplo). Eleitoras e eleitores deverão deixar o celular com os mesários antes de votar, e o aparelho ficará retido durante o período em que a pessoa estiver votando, junto com o documento oficial com foto.

  

Fazer boca de urna no dia da eleição é crime eleitoral
Reprodução/ TSE

   

O uso de alto-falantes e amplificador de som é outra prática vedada na data do pleito, assim como a promoção de comício ou carreata. Vale reforçar que a lei eleitoral proíbe, até o final do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado com bandeiras, broches, dísticos e adesivos, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem uso de veículos.

A divulgação de qualquer espécie de propaganda de partido e de candidatos ou candidatas e a propaganda de boca de urna, realizada com o intuito de pedir votos aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral também é proibida.

Estados com 2º turno para governador

A expectativa é que as filas nas sessões eleitorais no Piauí andem mais rápido nesse domingo, uma vez que os eleitores se dirigirão às cabines apenas para escolher o candidato à presidência. No Brasil, 12 estados ainda terão votação para governador. São eles:

  • Alagoas: Paulo Dantas (MDB) X Rodrigo Cunha (União Brasil)
  • Amazonas: Wilson Lima (União Brasil) X Eduardo Braga (MDB)
  • Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) X ACM Neto (União Brasil)
  • Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) X Carlos Manato (PL)
  • Mato Grosso do Sul: Renan Contar (PRTB) X Eduardo Riedel (PSDB)
  • Paraíba: João Azevedo (PSB) X Pedro Lima (PSDB)
  • PernambucoMarília Arraes (Solidariedade) X Raquel Lyra (PSDB)
  • Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) X Eduardo Leite (PSDB)
  • RondôniaMarcos Rocha (União Brasil) X Marcos Rogério (PL)
  • Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) X Décio Lima (PT)
  • São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) X Fernando Haddad (PT)
  • SergipeRogério Carvalho (PT) X Fábio Mitidieri (PSD)

Análise 

Nesta sexta-feira (29) o A10+ fez uma análise sobre a segunda etapa da votação no Brasil.  A disputa entre Lula e Bolsonaro no segundo turno é a terceira mais acirrada desde a redemocratização, perdendo apenas para as eleições de 2014 e 1989, de acordo com o levantamento do Pulso com base em pesquisas feitas pelo Datafolha. O cenário é visto como 'imprevisível', tendo em vista que a diferença entre os dois candidatos, no 1º turno, foi de mais de 6 milhões de votos.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado