A 3 dias das eleições, casos de assédio eleitoral aumentam mais de 600% no Piauí - Eleições 2022
Eleições 2022
DADOS

A 3 dias das eleições, casos de assédio eleitoral aumentam mais de 600% no Piauí

Em todo o Brasil foram registrados mais de 1700 casos, sendo 27 no estado


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) registrou um aumento de 600% no número de casos de assédio eleitoral nesse segundo turno das eleições. Até quinta-feira (27) foram registrados mais de 1.734 casos no Brasil sendo 27 no Piauí. 

Segundo o relatório diário do MPT, os números de casos de assédio eleitoral vem crescendo em todo o Brasil. Em 2018, as últimas eleições gerais, foram 212 casos, nenhum deles no Piauí. 

O procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, ressaltou que em comparação ao primeiro turno as denúncias aumentaram muito e que o MPT/PI vem trabalhando mais ativamente.

  

Casos de assédio eleitoral aumentam mais de 600% no Piauí
Fernando Frazão / Agência Brasil

  

“O assédio eleitoral é uma prática deletéria à democracia. E o MPT tem recebido um aumento significativo no número de denúncias, em relação ao primeiro turno. Isso vem exigindo uma atuação célere para darmos respostas rápidas no sentido de punir essas empresas que insistem em atentar contra o direito e a liberdade desses trabalhadores”, ressaltou.

O procurador ainda lembrou dos acordos de ajustes de condutas com empregadores que foram flagrados assediando trabalhadores, dentre as quais, um empresário no ramo de som automotivo e outros dois prefeitos. "A denúncia, quando ela é bem feita, bem instruída, permite com que o órgão tenha uma atuação rápida, célere", completou.

Para apurar todas as denúncias, o MPT funcionará em regime de plantão neste final de semana, em Teresina e Picos. Equipes também estão atuando no recebimento de denúncias relacionada à assédio eleitoral no ambiente de trabalho. Edno Moura também frisou em que circunstâncias o MPT pode atuar, como em casos em que houver ameaças ou coações por parte de empregadores aos trabalhadores para que votem em determinado candidato e ainda em casos que os trabalhadores estiverem sendo impedidos de exercer o direito ao voto. 

Para denunciar casos de assédio eleitoral, os trabalhadores podem acessar o site www.prt22.mpt.mp.br, na Aba “Serviços/Denúncias”, ou ainda pelo WhatsApp (86) 99544 7488. As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa e anônimas.

Casos envolvendo dois prefeitos piauienses 

O prefeito de Santa Filomena, Dr. Carlos Braga (PP), foi denunciado por servidores da prefeitura, que teriam recibos mensagens para votar em um candidato à presidência. Não foi revelado o nome do candidato. A denúncia do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) diz que o prefeito teria encaminhado mensagens via WhatsApp pedindo que os funcionários da Prefeitura votassem em determinado candidato à Presidência. Havia ameaças de demissão e de atrasos de salários aos funcionários que não seguissem a orientação do gestor. 

O prefeito de Jardim do Mulato foi denunciado por funcionários da prefeitura por assédio eleitoral. Segundo a denúncia, o prefeito teria enviado um áudio pedindo votos para um candidato que vem ajudando o município. A denúncia também incluía os áudios de um vereador que pedia votos e teria ameaçados os funcionários de demissão.

Os gestores negaram as acusações e concordaram em assinar um termo de ajuste de conduta.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado