Rafael Fonteles é o 1º a ter a candidatura ao Governo do Piauí deferida pelo TSE - Eleições 2022
Eleições 2022
ELEIÇÕES 2022

Rafael Fonteles é o 1º a ter a candidatura ao Governo do Piauí deferida pelo TSE

Outros oito pleiteantes aguardam o julgamento do pedido de registro


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Rafael Fonteles, candidato a governador do Piauí pelo Partido dos Trabalhadores, teve o seu registro deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (22). Com o aval da justiça, ele está oficialmente confirmado na disputa majoritária de outubro.

O A10+ apurou que Fonteles é o 1º a ter a candidatura ao governo deferida pelo TSE nas eleições de 2022. Outros oito pleiteantes aguardam o julgamento do pedido de registro.

  

Rafael Fonteles
Jade Araújo / A10+

   

A candidatura é deferida quando é considerada regular, com dados e documentação completos, ou seja, que atendeu aos requisitos para concorrer e cujo pedido já foi julgado pela Justiça Eleitoral.

O julgamento dos registros de candidaturas é um dos trâmites do processo eleitoral. Após o partido, a federação ou a coligação registrarem os pedidos de candidaturas, cabe à Justiça Eleitoral definir se tais candidatos estão aptos ou não para concorrer. 

Conforme o calendário eleitoral, os ministros da corte têm até 12 de setembro para julgar se deferem ou negam os registros dos outros candidatos.

É a primeira vez que Rafael Fonteles disputa o cargo de governador do Estado. O PT resolveu lançar o ex-secretário de Fazenda como sucessor de Wellington Dias, que renunciou o cargo para concorrer ao Senado.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado