📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O segundo turno das eleições municipais para prefeito em 2024 pode acontecer apenas nas cidades que têm mais de 200 mil eleitores. Neste ano, são 103 cidades nessa situação. Nesses locais, o candidato só é eleito no primeiro turno com a maioria absoluta dos votos, ou seja, mais da metade dos votos válidos. Caso contrário, as duas candidaturas mais votadas se enfrentarão no segundo turno, marcado para acontecer em 27 de outubro.
Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, a maioria simples dos votos é suficiente para que um candidato a prefeito seja eleito no primeiro turno.
Neste ano, com exceção de Brasília, as demais 26 capitais podem ter segundo turno para prefeito. É a primeira vez que isso ocorre em uma eleição municipal, pois a cidade de Palmas (TO) superou a marca de 200 mil eleitores só em 2024.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o estado de São Paulo tem o maior número de cidades com possibilidade de segundo turno (30), sendo seguido por Rio de Janeiro (11) e Minas Gerais (8).
Em 2020, 57 cidades brasileiras tiveram segundo turno, sendo 18 capitais. Isso equivale a 60% do total de 95 cidades onde o cenário era possível naquele ano.
Fonte: R7