Raissa Mota realizará encontro para celebrar o Dia da Mulher Advogada - Empreender Mais
Empreender Mais
EMPREENDER MAIS

Raissa Mota realizará encontro para celebrar o Dia da Mulher Advogada

O café com elas será uma conexão de mulheres e proporcionará uma roda de conversa com varias temáticas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Dia 15 de dezembro é celebrado o Dia da Mulher Advogada, em alusão a data comemorativa a advogada criminalista Raissa Mota, atual conselheira seccional titular da OAB PI, realizará um encontro de advogadas titulado: Café com elas.

A proposta do encontro é a troca de experiência através de um bate-papo inédito e exclusivo com convidadas especiais: mulheres símbolos de independência financeira, empreendedorismo feminino e de grande importância e autoridade no cenário jurídico do Piauí.

  

Raissa Mota realizará encontro para celebrar o Dia da Mulher Advogada
Reprodução
  

“OCafé com elas surgiu na pandemia quando todas estávamos no isolamento de nossas casas e não estávamos juntas. O objetivo do café é a conexão de mulheres e proporcionar uma roda de conversa sobre: empreendedorismo, liderança feminina, marketing digital, gestão de escritório e outros assuntos que façam maior amplitude ao empoderamento feminino”, ressaltou Raíssa Mota.

O evento acontecerá no Sesc Cajuína no dia 16 de dezembro a partir das 18:30 e tem como temática Esperança Garcia: Um paralelo da luta por direito à liberdade e advocacia feminina com suas variáveis com o desenvolvimento da sua carreira.

De acordo com as professoras da pós-graduação da UFRJ, Myrthes Gomes de Campos militou a favor da emancipação feminina, e sua atuação foi fundamental para a promulgação da lei nº 4.121, de 1962, conhecida como Estatuto da Mulher Casada, um dos principais dispositivos que trouxe grande parte das inovações no tratamento das mulheres. A advogada, infelizmente, não viveu para acompanhar sua vitória de perto: ela faleceu em 20 de janeiro de 1965, no Rio de Janeiro.

Em homenagem ao legado de Myrthes, a Ordem dos Advogados do Brasil-OAB instituiu, desde 2016 no calendário anual, o Dia da Mulher Advogada em 15 de dezembro. 

Muito embora, existam registros de mulheres bacharéis em Direito que nunca exerceram a profissão, a história de Esperança Garcia também é lembrada. Ela foi reconhecida em petição pela OAB-PI, em 2017, após historiadores encontrarem uma carta de Esperança às autoridades denunciando maus tratos em 1770. E, reconhecida em 2022 pelo Conselho Pleno da OAB Nacional como a primeira advogada brasileira. Uma mulher negra e escravizada: a primeira advogada do Brasil.

Portanto, em 15 de dezembro comemoramos o dia da mulher advogada. Essa data não é apenas sobre parabenizar as advogadas que militam bravamente, mas também sobre lançar luz nas dificuldades que apenas elas enfrentam.

Fonte: Empreender Mais


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Ericka Eloi

Ericka Eloi

Com publicações sobre vendas, marketing, planejamento e liderança

Fique conectado