📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Os dois centros de distribuição de drogas, um localizado em Parnaíba e outro em Bom Princípio, alvos de operação conjunta da Secretaria de Segurança de Pública do Piauí, eram do Comando Vermelho, facção criminosa que atua no litoral do Piauí. Na ação dessa quarta-feira (03), cerca de 700 kg de entorpecentes foram apreendidos, principalmente, cocaína.
De acordo com o delegado Ayslan Magalhães, a investigação iniciou em 2023 e culminou com a prisão de um indivíduo em 2024, quando foram apreendidos dinheiro, um veículo, além de anotações sobre os dois espaços para o armazenamento das drogas.

"A investigação iniciou em 2023 com uma célula criminosa do Comando Vermelho, que estava instalada na região do Dom Rufino, em Parnaíba, a partir dessa célula conseguimos fazer essa investigação bancária, interceptação telefônica, acompanhamento desses alvos, e conseguimos prender um desses indivíduos, em 2024, com 16 mil reais, carro clonado, e anotações de tráfico de drogas, dessa distribuição, mas ele foi solto esse ano e voltou a delinquir", detalhou em entrevista à TV Antena 10 e ao A10+.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão nos bairros São Vicente, Bebedouro e Dom Rufino, as equipes localizaram o primeiro ponto de distribuição, situado em Parnaíba. No local, quatro pessoas foram presas, foram apreendidos dinheiro, uma grande quantidade de drogas e equipamentos utilizados na pesagem e fracionamento dos entorpecentes. Esse imóvel abastecia diretamente a cidade e parte do litoral, funcionando como o centro de distribuição final da organização criminosa na área urbana.
Um dos presos era uma mulher, que seria esposa de um dos investigados, ela foi ouvida na condição de testemunha, e posteriormente, liberada. Outro detido estava fazendo curso de vigilante e um "bico" para a distribuição da droga, onde ganhava R$ 1 mil pela ação.
O segundo ponto, localizado em Bom Princípio, é considerado o núcleo principal do esquema criminoso. Nesse local, também foi encontrada uma grande quantidade de drogas, que chegava em maior volume, era misturada com outras substâncias, prensada em tabletes e preparada para envio ao ponto urbano de Parnaíba. O espaço funcionava como um laboratório clandestino, equipado com materiais de prensa, recipientes, produtos químicos e instrumentos utilizados na preparação e padronização dos entorpecentes antes da distribuição.
"Esses centros de distribuições pertencem à célula do Comando Vermelho, e um deles, inclusive, funcionava como laboratório clandestino. O maior ficava na zona rural de Bom Princípio, onde a droga chegava de outros estados. Ela era encaminhada para esse centro de distribuição, que funcionava também como laboratório clandestino. Lá, essa droga era misturada com outros produtos ilícitos, substâncias, e, posteriormente, ela era encaminhada para o outro centro de distribuição. E, aqui, ela era distribuída tanto para o litoral como para diversas outras cidades do norte do Piauí. É uma ação muito importante, um trabalho de inteligência, posso assegurar que foi um golpe seguro a essa célula do comando vermelho", ressaltou o delegado Charles Pessoa.
A operação foi executada pela 2ª Delegacia Seccional de Parnaíba, em conjunto com o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), Delegacia Especializada no Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) e a Inteligência da Polícia Civil.
Fonte: Portal A10+