📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O governador Rafael Fonteles (PT) comentou, durante entrevista na manhã desta segunda-feira (27), sobre o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ocorreu na Malásia no último domingo (26).
“Foi um domingo muito especial para o Brasil e Estados Unidos. Parece-me que Trump entendeu melhor a história da relação entre o nosso país e o país norte-americano”, disse o petista.
Para o governador, o presidente brasileiro é um homem do diálogo, de luta, que defende a soberania e as boas relações com o mundo. “Portanto, nossa esperança é de que esse encontro resulte no fim definitivo do tarifaço. Sabemos que dois terços dos produtos já foram retirados da lista, mas ainda falta um terço, incluindo o mel produzido aqui no nosso estado”.

Ricardo Stuckert
Rafael também disse que, mesmo que ambos os presidentes tenham ideologias distintas, ele não tem dúvidas de que esse é um novo capítulo das relações diplomáticas envolvendo os dois países, já que esse encontro é mais uma prova de que com diálogo vale a pena perseverar.
“Essa postura do presidente Lula de abertura ao diálogo, mantendo a defesa do interesse nacional em primeiro lugar, deu lugar a resultados concretos em pouco tempo”, concluiu.
Encontro de Lula com Trump
Os presidentes Lula e Donald Trump se reuniram em Kuala Lumpur, na Malásia no último domingo (26). Na manhã desta segunda-feira (27), o presidente brasileiro disse estar confiante de que fará um acordo com os Estados Unidos.
“Eu volto para o Brasil satisfeito com a reunião que tive com o Presidente Trump. Se depender dele e de mim, teremos um acordo. Estamos dispostos a fazer com que Brasil e Estados Unidos continuem com a relação que já cultivamos há 201 anos”, escreveu no X.

Reprodução
Pelas redes sociais, Donald Trump também comentou sobre o encontro. “É uma grande honra estar com o presidente do Brasil. Acredito que seremos capazes de fazer bons acordos para os dois países. Nós sempre tivemos boas relações. Acredito que isso vai continuar”, declarou.
Sobre o tarifaço
O presidente Lula afirmou que está otimista em relação à suspensão das tarifas impostas ao Brasil pelo país norte-americano e que em breve devem chegar a um acordo. “Na reunião de ontem, tive uma boa impressão de que logo, logo não haverá problemas entre Estados Unidos e Brasil”, afirmou Lula em coletiva de imprensa realizada em Kuala Lumpur na manhã desta segunda-feira (27).

Reprodução
Segundo o presidente brasileiro, durante o encontro ele reforçou o argumento de que os Estados Unidos registram superávit no comércio com o Brasil, não havendo necessidade de taxação dos produtos brasileiros.
Lula afirmou ainda ter entregado um documento com os termos que pretende abordar nas negociações.
Tarifaço
O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada pelo presidente Donald Trump, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter a relativa perda de competitividade da economia dos Estados Unidos para a China nas últimas décadas.
No dia 2 de abril, Trump impôs barreiras alfandegárias a países de acordo com o tamanho do déficit que os Estados Unidos têm com cada nação. Como os EUA têm superávit com o Brasil, na ocasião, foi imposta a taxa mais baixa, de 10%.
Porém, em 6 de agosto, entrou em vigor uma tarifa adicional de 40% contra o Brasil em retaliação a decisões que, segundo Trump, prejudicariam as big techs dos EUA e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.
Entre os produtos tarifados pelos Estados Unidos estão café, frutas e carnes. Ficaram de fora da primeira lista cerca de 700 itens (45% das exportações do Brasil aos EUA) como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes.
Depois, outros produtos também foram liberados das tarifas adicionais.
Fonte: Portal A10+ com informações do R7 e Agência Barsil