Boletim aponta que os volumes dos rios Marataoan e Parnaíba devem subir nas próximas horas - Cidades
ALERTA

Boletim aponta que os volumes dos rios Marataoan e Parnaíba devem subir nas próximas horas

O volume dos rios está em cota de alerta, diz CPRM


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O boletim de monitoramento na bacia do rio Parnaíba aponta que os rios Marataoan, em Barras, Longá, em Esperantina, e o rio Parnaíba, em Luzilândia, estão em cota de alerta. O CPRM alerta para os órgãos competentes se mantenham alertas para ações de remediações para serem adotadas para salvaguardar as populações ribeirinhas. 

O Serviço Geológico do Brasil (CRPM) está monitorando a área. Em relação à Barragem de Boa Esperança, eles informaram que a CHESF (Companhia Hidroelétrica de São Francisco) passará, a partir de sábado (25), a praticar a defluência de 1000 m³/s, volume menor que o atual registrado, de 1300 m³/s. A medida visa igualar o volume de espera para o período. 

  

Boletim de monitoramento Divulgação/ CPRM

   

O boletim informa que na barragem de Barão de Grajaú, em Floriano/MA, o nível do rio é de 6,28m, cota em atenção. A redução do volume do rio é prevista para as próximas 8h, chegando em torno de 6,24 m. Em Luzilândia, o volume atual é de 5,13m, e o nível deve aumentar para cerca de 5,19m nas próximas 12h. 

Em Barras, o nível do Marataoan está na cota de 4,07m, próximo ao nível de inundação, e deve ter o nível estabilizado nas próximas 8horas, mas vai continuar na cota de alerta com 13 cm abaixo da cota de inundação. Já o Rio Longá, em Esperantina, deve ficar 20 cm acima da cota de inundação nas próximas 8h. O nível atual do rio é de 6,61 e deve chegar a 6,60 nas próximas horas.

O volume do rio Parnaíba, em Timon/MA e Teresina/PI, está em cota de alerta, no nível 5,24 e nas próximas horas 8h a previsão é que o nível se estabilize e chegue em torno de 6,34. Em Luzilândia, a cota atual é de 5,13m e deve ter seu nível aumentado nas próximas 12h para volume em torno de 5,26, mantendo o estado de alerta.

  

Boletim de monitoramento DIvulgação/ CRPM

   

O boletim também aponta que o Rio Poti na estação da Fazenda Cantinho II, em Teresina, deve continuar em situação de normalidade. A cota atual é de 5,21m e nas próximas 10h deve sofrer redução para em torno de 4,83m. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado