📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Referência em saúde para o território da Serra da Capivara, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), em São João do Piauí, já realizou 7.693 atendimentos apenas nos últimos quatro meses. Inaugurada em junho de 2021, a unidade é mantida pelo Governo do Estado e atende pacientes dos 18 municípios da região, oferecendo serviços especializados em reabilitação física e visual.
Com capacidade superior a 2 mil atendimentos mensais, o espaço conta com uma equipe multiprofissional formada por ortopedista, oftalmologista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicólogo, pedagogo, psicopedagogo, nutricionista, educador físico, assistente social e enfermeiro. O atendimento inclui desde consultas em oftalmologia e ortopedia até terapias de fisioterapia, fonoaudiologia e acompanhamento psicológico.

A responsável técnica do CER II de São João do Piauí, a fisioterapeuta Mariana Rodrigues, destacou a importância do trabalho realizado pela unidade. “O número expressivo de atendimentos que alcançamos reflete não apenas a demanda por nossos serviços, mas também a eficiência e a dedicação de toda a equipe. Cada atendimento representa uma vida transformada, um passo a mais em direção à independência e à qualidade de vida. É um sinal de que o nosso trabalho está fazendo a diferença, fortalecendo a confiança das famílias e da comunidade em nossa missão. Estamos comprometidos em manter a excelência em nossos serviços, garantindo que cada pessoa que passa por nossas portas receba o melhor cuidado possível para viver com mais dignidade e autonomia”, destacou.
A unidade é referência para os 18 municípios que compõem o território da Serra da Capivara, no Sudeste do Estado. Entre eles estão Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Guaribas, João Costa, Jurema do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, São Braz do Piauí, São João do Piauí, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato e Várzea Branca.

O serviço é 100% público, integra a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e funciona por meio de encaminhamento via Regula Piauí, a partir das secretarias municipais de saúde. Além de tratar sintomas, o centro busca oferecer acolhimento integral, considerando aspectos físicos, sociais, cognitivos e emocionais dos pacientes.
Administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o CER II tem se consolidado como referência no interior do Piauí, garantindo assistência especializada e ampliando o acesso da população da região aos serviços de saúde.
Fonte: Governo do Estado do Piauí