📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A delegação piauiense brilhou no Troféu Norte-Nordeste Loterias Caixa de Atletismo Sub-16, realizado nos dias 20 e 21 de setembro, em Fortaleza (CE). As equipes voltaram para casa com um saldo de 14 medalhas, além de posições de destaque no quadro geral da competição. Foram cinco medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze.
O evento foi sediado na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e reuniu delegações de todos os estados das regiões Norte e Nordeste. A performance garantiu ao Piauí o 4º lugar geral na pontuação por equipes, tanto no masculino quanto no feminino.
O maior destaque da competição foi o jovem Max Jafé, integrante do programa Bolsa Atleta da Secretaria dos Esportes (Secepi) que levou duas medalhas de ouro nas provas dos 100 m e 300 m com barreiras, além de uma prata no revezamento 4×75 m. O atleta também cravou novo recorde dos 100 m com barreiras do Troféu Norte-Nordeste de Atletismo Sub-16, com o tempo de 13″ 62″‘. O recorde anterior era de 13″ 64″‘. Pelo desempenho, Max foi eleito o melhor atleta masculino da competição.
Além de Max, no masculino, outros atletas piauienses subiram ao pódio, com destaque para Márcio Rodrigues, ouro nos 1.000 m e bronze nos 2.000.m; Felype Gabryel Gonçalves ganhou ouro no lançamento do dardo; Gustavo Breno Vieira, prata no salto com vara; João Pedro Mouro, prata no revezamento e bronze nos 75m e Enilson Arley Nascimento, Luis Felipe Paiva de Sousa e Max Jafé foram prata no revezamento 4x75m.
No feminino, Roberta Ysis foi ouro nos 80 m com Barreiras, Juliana Escórcio foi prata no lançamento do martelo e Éster Evenllyn Sousa dos Santos foi bronze nos 1.000 m.
Para a presidente da Federação Piauiense de Atletismo, Maria da Paz, o resultado é expressivo, especialmente após o longo período sem competições. “É importante lembrar que nossos atletas estavam há mais de três anos sem competir. Esse resultado representa a força da nossa retomada. Estamos voltando com garra, com esperança e mostrando que o Piauí tem talento de sobra.”
A logística de transporte da delegação foi viabilizada por meio do programa Piauí no Pódio, da Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi). “A Secepi garantiu o transporte para a equipe através do programa Piauí no Pódio, idealizado para apoiar nossos atletas em competições regionais e nacionais. Os resultados mostram que estamos no caminho certo. Seguiremos investindo no esporte como ferramenta de inclusão e superação”, destacou a secretária dos Esportes, Josiene Campelo.
O treinador da delegação, Josimar Venção, falou sobre o desempenho do grupo e reforçou a importância de acreditar nos talentos da base. “Esses jovens são guerreiros. Vieram de diferentes cidades, treinaram com dificuldades, mas mostraram que o talento do Piauí está vivo e pulsante”.
Fonte: Governo do Piauí