📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Atualizada às 13h48
O delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), concedeu entrevista à imprensa, na manhã desta quinta-feira (05), e deu detalhes a respeito da operação que prendeu suspeitos de envolvimento na morte de Francisco Pereira Rocha, conhecido como "Chico Sapato", no último dia 13 de janeiro em José de Freitas.
Segundo o delegado, as investigações apontam que a vítima seria uma pessoa inocente e também descartou que ele teria passado informações sobre os criminosos à polícia, o que teria motivado sua morte por ordem da facção.

"A vítima, em um determinado ponto, ela é colocada como um possível colaborador da polícia, tendo em vista que em 28 de novembro de 2025, teve a operação que prendeu boa parte desses pistoleiros que se encontravam lá. Sai a informação, junto ao chefe deles, que foi o que confrontou a polícia na região de Luzilândia, conhecido como Galego, de que a vítima que é o Chico de Sapato, teria dado a localização desse sítio onde ficavam os pistoleiros. Mas a gente sabe que não foi ele que deu essa informação. Mas no meio ocorreu disso, o Galego pede para que o Francisco Douglas, que é conhecido como Bigodinho e o Jefferson, o executem como forma de castigar essa eventual colaboração com a polícia naquele momento", detalhou.
Quem são os criminosos presos na operação

Ainda conforme o delegado, os alvos da operação desta quinta-feira (05), não eram os pistoleiros que foram alvos da operação deflagrada no ano passado, e sim criminosos locais que atuam no tráfico de drogas e comercialização de materiais ilícitos, como motocicletas roubadas.
Os suspeitos presos foram:
- Francisco Douglas (Bigodinho) - piloto da motocicleta utilizada no crime;
- Jefferson Willyam (Padrasto de Bigodinho) - garupa da motocicleta utilizada no crime;
- Francisco Claudio (Tio de Bigodinho) - responsável pelo monitoramento da vítima, para posterior repasse de informações aos criminosos;
- Ivanete Alves (Mãe de Bigodinho) - presa com drogas
Ainda segundo o delegado, Bigodinho recebeu uma quantia de R$ 5 mil para realizar a execução. O padrasto, Jefferson, teve uma dívida de animais quitadas para ter participação no crime.
"Ele oferece 5 mil reais para o Francisco Douglas, e oferece a quitação de uma dívida em animais que ele teria vendido para o Jefferson. E aí existe um tio do Francisco Douglas, que morava na região em que a vítima ficava, que ele avisa o piloto e o garupa para se deslocarem no momento em que viu a vítima passando na região. Então, eles se deslocam da zona urbana de José de Freitas até a zona rural, vão até a casa da vítima onde eles mantêm contato com parentes dele. Quando chegam lá na residência, eles perguntam pela vítima, os familiares informam que a vítima não está lá, mas apontam na direção da vítima, que já vinha descendo pela rua principal para dar acesso à sua residência. Então eles retornam, os dois descem da moto, estava um armado com revólver calibre 32, e outro armado com revolver calibre 38. E aí executam a vítima observada no sentido da zona urbana", explicou Ursulino.
Quem é "Galego"?
Josenildo Amaro, conhecido como Galego, é o principal suspeito de ser o mandante do assassinato de "Chico Sapato". Ele era membro da facção "Tropa do G", que tem conexão com o PCC, e era foragido da Justiça do estado do Rio Grande do Norte. Galego foi morto durante um confronto com a polícia em uma operação na cidade de Luzilândia, Norte do Piauí.
O crime
À TV Antena 10, o sargento Quaresma do 16º BPM informou que a vítima trafegava em uma motocicleta quando foi surpreendida por dois indivíduos que também estavam em uma moto. Os suspeitos se aproximaram e efetuaram cerca de cinco a seis disparos de arma de fogo contra a vítima.

“Tinha um cidadão ferido, com cinco a seis tiros. Dois elementos que andavam em um fan preta e se retiraram do local. Alguns populares falaram que era um cidadão de bem, trabalhava com uma senhora, mas em momentos atrás se envolveu com algumas pessoas que tinham sido presas, traficantes. A polícia vai fazer a investigação para ver o que aconteceu”, disse.
Francisco chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar ao Hospital Nossa Senhora do Livramento.
Fonte: Portal A10+