📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Ponte Metálica, que liga Teresina (PI) a Timon (MA), passará por perícia técnica após o acidente que resultou na morte da jovem Micaela Carolina Rodrigues de Sousa, de 23 anos, na tarde desta quarta-feira (04). A vítima seguia para uma entrevista de emprego quando a motocicleta por aplicativo em que estava perdeu o controle e caiu sobre a estrutura.
No local, a TV Antena 10 apurou que o pneu da moto teria ficado preso no vão dos trilhos da ponte, provocando a queda do condutor e da passageira. O perito Amerson Santiago informou que Micaela utilizava capacete, mas bateu a cabeça em uma das pilastras da ponte e morreu ainda no local. O motorista foi socorrido e encaminhado ao hospital. O Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do corpo.
Com a repercussão do caso e o surgimento de relatos de populares sobre acidentes que têm sido constantes no local, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) vai solicitar ensaios técnicos para avaliar a aderência do pavimento. À TV Antena 10, o presidente do Crea-PI, Hércules Medeiros, explicou que o ensaio será realizado para verificar as condições da ponte.
“O resultado que pode ter ocasionado esse acidente quem vai dizer é a Polícia Civil. O que nós averiguamos é do ponto de vista da engenharia, as condições de aderência desse pavimento. Fizemos uma inspeção e vamos solicitar para a empresa responsável alguns ensaios que vão estabelecer os parâmetros se está obedecendo ou não esse tipo de aderência”, afirmou.
Ele também destacou que a própria estrutura da ponte apresenta riscos adicionais, especialmente por se tratar de uma via férrea compartilhada. “Essa ponte tem riscos adicionais como, por exemplo, os trilhos. O objetivo dela é o trânsito de trem, então não tem como removê-los e eles têm baixo atrito, é um risco a mais. É importante que a população mantenha o controle de velocidade e redobre o cuidado ao trafegar”, alertou.
Moradores e condutores que passam frequentemente pelo local relataram que, além da chuva no momento do acidente, uma pintura recente teria deixado a pista mais lisa. Sobre isso, um engenheiro do Crea-PI explicou que o material utilizado faz parte de um sistema próprio para pavimentação. “Essa pintura, na verdade, é um sistema utilizado para pavimentos. Durante o processo de revitalização da ponte, se utilizou desse material para revitalizar o pavimento. É um material especificado para esse tipo de situação”, disse.
A perícia técnica deve apontar se as condições do pavimento estavam dentro dos padrões exigidos. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do acidente que tirou a vida da jovem.
Fonte: Portal A10+