📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) irão entregar, ainda neste mês de dezembro, as primeiras Carteiras Nacionais de Habilitação para estudantes da rede pública contemplados pelo programa CNH Social Estudantil. A primeira turma já concluiu todas as etapas necessárias e iniciará o ano de 2026 com a habilitação em mãos.
A aposentada e estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Maria da Natividade Marques, de 64 anos, é uma das primeiras beneficiadas. Para ela, a chance de obter a CNH de forma gratuita representa a realização de um sonho.

Detran-PI
“O meu sonho é tirar a habilitação e, pela primeira vez, aos 64 anos, estou tendo essa oportunidade. O tanto que sonhei na minha vida, e hoje eu estou aqui. Quero comprar uma moto porque tenho um terreno e preciso ir lá todos os dias. Estou indo de bicicleta, mas é muito cansativo”, afirma.
O Programa CNH Social Estudantil vai beneficiar, nesta primeira etapa, 10 mil estudantes da rede pública estadual com a primeira CNH na categoria A (motocicleta) e com capacete, ambos totalmente grátis. A iniciativa tem como foco promover inclusão social, ampliar oportunidades e reforçar a segurança no trânsito, especialmente entre jovens motociclistas.
“O programa CNH Social Estudantil foi um dos projetos mais importantes que o Detran-PI realizou em 2025. Tivemos a aula inaugural em julho e, desde então, os estudantes inscritos têm participado de todas as etapas, incluindo aulas teóricas e práticas. Com os primeiros aprovados na prova prática, iremos entregar ainda este ano as primeiras CNHs do programa”, explica a diretora-geral do Detran, Luana Barradas.
A ausência de habilitação é um dos fatores que contribuem para o elevado número de acidentes envolvendo motociclistas no estado. Nos três primeiros meses de 2025, o Piauí registrou 178 mortes no trânsito, sendo 121 delas relacionadas a acidentes com motos. Entre essas vítimas, quase 72% não possuíam CNH.
“Dentro do contexto do Pacto de Enfrentamento à Mortalidade no Trânsito Piauiense, lançado em 2023 pelo governador Rafael Fonteles, esse é um programa extremamente necessário, pois contribui para a mudança da cultura de trânsito no Piauí e, consequentemente, para a redução do número de acidentes”, destaca.
Podem participar do programa estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que tenham completado 18 anos até a data de conclusão do curso. Nesta primeira fase, 84 escolas participaram da iniciativa, distribuídas em 14 municípios piauienses que já possuem o trânsito municipalizado. A meta é alcançar 60 mil carteiras emitidas até 2030.
Fonte: Governo do Estado do Piauí