📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Defesa Civil foi acionada, na noite desta segunda-feira (13), para atender uma família na Vila Coronel Carlos Feitosa, zona Sudeste, que teve parte da residência comprometida devido às fortes chuvas. A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sudeste.
“Nossa equipe chegou prontamente ao local. Apesar de a família optar por permanecer na residência, realizamos o acompanhamento necessário e só deixamos a área quando o nível da água recuou e a situação deixou de apresentar riscos”, explicou o secretário da Defesa Civil, Cel. Nunes.
Durante as vistorias na mesma região foi constatada a queda de uma árvore sobre a rede elétrica, obstruindo uma via pública. A Defesa Civil acionou a Equatorial, responsável por realizar os procedimentos técnicos para restabelecimento da energia com segurança. “Reforçamos que, ao identificar situações como essas, a população deve acionar diretamente a concessionária, que possui equipes especializadas para lidar com o risco elétrico”, destacou o secretário.
As fortes chuvas também deixaram o trânsito da capital lento e avenidas intrafegáveis. Algumas das principais avenidas da cidade nas zonas Leste, Centro, Norte e Sul, ficaram alagadas.
“Aqui na rua da lama, no cruzamento das avenidas Alaíde Paz Nascimento com Manoel Aires Neto, os carros estão parados, outros estão voltando porque não conseguem voltar”, disse um internauta.
Procedimentos em caso de árvore sobre a rede elétrica
De acordo com a Defesa Civil, a população deve entrar em contato imediato com a Equatorial para informar ocorrências desse tipo. Após o chamado, equipes serão enviadas para garantir a segurança, realizar reparos e restabelecer o fornecimento de energia elétrica.
Orientações para a população no período de chuvas:
- Não se abrigue ou estacione o seu carro debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes;
- Mantenha equipamentos elétricos distantes da água. Não toque e nem os use caso tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico;
- Evite trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
- Se você mora ou trabalha em áreas sujeitas a inundação, coloque seus móveis e estoques em lugares altos
- Dirija com segurança na chuva. Verifique os limpadores de para-brisas, faróis, lanternas, luzes de freio e pneus.
- Evite frear bruscamente e dar “golpes na direção” para reduzir o risco de aquaplanagem. Deixe um espaço de segurança entre você e o veículo da frente;
- Se estiver na rua, não permaneça em áreas descobertas. Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas e evite topos de morros e prédios.
Em caso de acidentes causados por precipitações, como alagamentos, descargas elétricas e deslizamentos, é preciso que os moradores avisem a Defesa Civil através do número 86 99514-2250 . O contato também pode ser feito com o Corpo de Bombeiro pelo número 193.
Fonte: Portal A10+