Idepi constata inexistência de risco de rompimento em barragem de Campo Maior-PI após análise técnica - Cidades
ESTRUTURA

Idepi constata inexistência de risco de rompimento em barragem de Campo Maior-PI após análise técnica

O aspecto da estrutura, segundo especialistas, é considerado normal


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) constatou que não existe nenhum comprometimento na integridade da Barragem Corredores, em Campo Maior, após a análise dos dados coletados durante visita técnica. O aspecto da estrutura, segundo especialistas, é considerado normal.

Durante a inspeção, o diretor de recursos hídricos do Idepi, Diego Salazar, explicou que a umidade observada na estrutura é algo normal, visto que toda barragem de terra é permeável, e que não foi constatado nenhum comprometimento na integridade da barragem.  

Barragem Corredores
Reprodução

   

“Não há trincas na estrutura da barragem. Essa umidade é esperada em pontos específicos e não representa risco. A barragem está segura”, afirmou o diretor.

Pierre Godinho, gerente de recursos hídricos, explicou que, embora não haja sinais de problemas, o Idepi continuará monitorando a barragem e utilizará técnicas mais avançadas para garantir ainda mais segurança. 

“Pretendemos usar um equipamento que realiza uma espécie de tomografia do maciço da barragem, permitindo identificar possíveis bolsões de água ou vazios que possam surgir ao longo do tempo”, detalhou.

O que a população imaginava ser vazamento de água é, na verdade, proveniente dos filtros da barragem. O instituto tem atualmente equipamentos capazes de realizar tomografias nas paredes do reservatório, para oferecer um perfil detalhado da estrutura e identificar possíveis irregularidades. 

O instituto tem realizado visitas periódicas a todas as barragens sob sua responsabilidade, além de manter um canal aberto para atender às demandas das comunidades que vivem no entorno dos reservatórios. 

Como parte desse trabalho contínuo, o Idepi está executando uma obra de reparo na Barragem Pedra Redonda, em Conceição do Canindé, demonstrando sua atenção e empenho em garantir a segurança das populações beneficiadas por essas estruturas.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta de acompanhar as notícias por qual rede social?

ver resultado