Em solenidade, Governo do Piauí lança Jogos Escolares 2023; veja novidades - Cidades
JOGOS ESCOLARES

Em solenidade, Governo do Piauí lança Jogos Escolares 2023; veja novidades

Os jogos serão realizados entre os dias 27 de junho a 02 de julho


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Governo do Piauí lancou nesta segunda-feira (17), durante solenidade no Palácio de Karnak, os Jogos Escolares Piauienses (Jepis) 2023, uma das competições mais importantes do Estado. A cerimônia reuniu autoridades, políticos, federações esportivas, estudantes e atletas piauienses. 

Os Jepis serão realizados entre os dias 27 de junho e 02 de julho, após as etapas municipais, regionais e nos polos do Estado. Devem participar do evento estudantes de 12 a 17 anos de escolas estaduais, municipais, privadas e federais. Os campeões das 18 modalidades esportivas representarão o estado nas etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.

  

Governador durante discurso Jade Araujo / A10+
   

Durante seu discurso, o governador Rafael Fonteles explicou que os Jepis esse ano se apresentam com mais modalidades esportivas e com mais investimentos. Fonteles falou ainda que o esporte tem papel fundamental no desenvolvimento da sociedade e todo os anos buscará mais investimentos para o Piauí nesse setor.

“A gente abriu aqui as portas do palácio para celebrar esse momento de abertura dos Jogos Escolares Piauienses com esse formato mais robusto, com mais investimento, mais etapas, mais modalidades esportivas e mais engajamento das secretarias, federações e escolas. A gente tem a convicção que o esporte é muito mais do que o lazer, ele tem o componente fundamental na formação dos nossos jovens e crianças e tem papel fundamental na inclusão da sociedade e na cultura de paz que a gente tanto quer”, disse.

  

Abertura dos Jogos Escolares Jade Araujo / A10+
   

Segundo o governador, o estado já está trabalhando para que o esporte receba mais investimentos e atinja cada vez mais as crianças e jovens piauienses. Segundo ele, além da ampliação dos recursos do Bolsa Atleta, foi anunciado também um projeto de lei onde serão investidos, no mínimo, R$ 6 milhões para reformas de espaços de treinamento, compra de equipamentos e desenvolvimento de projetos sociais.

“Na sexta-feira nós anunciamos dois projetos de lei extremamente importantes para o esporte. O projeto de lei do CIESP que é o correspondente do CIEP, serão mais de R$ 6 milhões no mínimo por ano para fomentar o esporte do mesmo jeito que a gente fomentou a cultura e com o processo menos burocratizado na capital, no interior. A ideia é que esse recurso seja bem pulverizado pra que a gente possa chegar em todos os lugares do estado e em todas as modalidades esportivas. Então vai ser muito mais fácil você conseguir projetos pra treinamentos, pra aquisição de equipamentos, nas mais diversas modalidades, reformar espaços, tudo pra propiciar que o esporte amador se desenvolva cada vez mais”, explicou.

O judô é uma das modalidades em destaque do Jepis. O presidente da Federação Piauiense de Judô, Reginaldo Fonseca, comentou as expectativas para os jogos e adiantou que uma das novidades é a inclusão da modalidade Paraolímpica. 

  

Abertura dos Jogos Escolares 2023 Jade Araujo / A10+
   

"A expectativa inicialmente é com relação ao evento que esse ano promete, com a inclusão das modalidades paralímpicas que vinham paradas há algum tempo e com a secretaria Josilene está fazendo essa inclusão das Paraolimpíadas na modalidade Paraescolares que vai acontecer no mesmo período da etapa estadual dos jogos escolares e a nossa expectativa fica mais na responsabilidade do treinador que é ele quem fazem todo o trabalho, que nos estamos aqui na condição para que eles possam estar nos proporcionando bons resultados nas etapas regionais, estaduais, nacionais dos jogos escolares", relatou. 

As medalhistas de ouro no campeonato brasileiro de judô nas categorias sub-15 e sub-13, as judocas Jessiara Gomes e Yasmin Carvalho também prestigiaram o evento. Yasmin destacou que a categoria vem ganhando notoriedade em todo País e se diz grata por fazer parte dessa nova geração de nomes importantes para a modalidade. 

  

Judocas Jessiara Gomes e Yasmin Carvalho Jade Araujo / A10+
   

"É muito incrível porque agora o esporte está se destacando em vários lugares e de fazer parte do Piauí, principalmente, lugar onde surgiu Sarah Menezes que é uma inspiração para todo mundo. Eu me sinto muito grata por participar dessa nova geração do judô. A expectativa é muito grande, os treinos muito puxados, ano passado foram várias medalhas e se Deus quiser esse ano vai ser mais ainda", declarou.  

Jepis

Os Jogos Escolares Piauiense (Jepis) é um evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc) e apoio da Secretaria de Estado Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), Federação de Esportes Estudantis do Piauí (Feepi), Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina (Semec), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Piauí (Sinepe) e das Secretarias Municipais de Educação e Esportes dos municípios do interior do estado.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado