Mais de 500 pessoas de Teresina vão depor sobre grupos de blitzen no WhatsApp - Cidades
CRIME

Mais de 500 pessoas de Teresina vão depor sobre grupos de blitzen no WhatsApp

A informação foi confirmada ao A10+ pelo gerente de Operações de Trânsito da SSP-PI


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O gerente de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança do Piauí, Fernando Aragão, informou ao A10+, nesta quinta-feira (16), que mais de 500 pessoas em Teresina vão ser convocadas para depor por participarem de grupos de blitzen no WhatsApp.

Aragão relatou que algumas pessoas já foram ouvidas e o restante vai ser intimidado aos poucos. Nos últimos dias, a Secretaria de Segurança aumentou o número de blitzen em todas as zonas da capital. Ele destacou que o objetivo das ações é prender infratores e pessoas com mandado de prisão em aberto e coibir a circulação de veículos roubados.

  

Mais de 500 pessoas de Teresina vão depor sobre grupos de blitzen no WhatsApp SSP-PI

   

“Muitas pessoas estavam utilizando de grupos de WhatsApp para fazer a divulgação das blitzen e isso está atrapalhando os trabalhos. Já identificamos mais de 500 pessoas. Algumas foram intimadas, ouvidas e serão (possivelmente) indiciadas pelo artigo 265 do Código Penal, mas isso vai depender do Ministério do Público”, disse Aragão.

O gerente explicou que essas pessoas podem responder pelo crime de atentar contra a segurança e a pena é reclusão de um a cinco anos e multa.

“É importante destacar que essas pessoas que divulgam essas informações em grupos de WhatsApp estão atrapalhando o trabalho tanto dos agentes da Strans, como o trabalho policial e sem falar que elas estão cometendo crimes. As ações acabam resultando em apreensão de veículos roubados e prisões de criminosos e quando se divulga as blitzen acaba prejudicando todo um planejamento”, destacou.

  

As forças de Segurança do Piauí realizam blitzen de segunda-feira a domingo, em várias regiões de Teresina Reprodução

   

Nesta semana, a Secretaria de Segurança informou que as blitzen realizadas diariamente, de segunda-feira a domingo, pelas forças de segurança do Piauí, têm trazido resultados positivos, como a redução do número de lesão culposa corporal. Nos primeiros dois meses deste ano foram registrados 117 ocorrências desse tipo de acidente, contra 286 no mesmo período do ano passado.

Conforme relatório provisório de ocorrências de trânsito em Teresina, feito pela Polícia Ciivl, no primeiro bimestre, foram registrados apenas cinco homicídios culposos no trânsito. No mesmo período de 2022, foram registrados sete.

As blitzen fazem parte das ações da Secretaria de Segurança Pública para enfrentamento do crime e da violência no Piauí, conforme diretrizes definidas pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário de Segurança, Chico Lucas. “Essa redução resulta das operações de fiscalização do trânsito. À medida que tiramos pessoas alcoolizadas do trânsito, por exemplo, reduzimos o número de acidentes e de óbitos ocasionadas por acidentes no trânsito”, explicou Fernando Aragão.

As operações de fiscalização do trânsito envolvem todas as forças de Segurança do Piauí – Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) e Corpo de Bombeiros, além da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito). Começaram a ser intensificadas a partir de janeiro, envolvendo cerca de 120 homens nas quatro zonas de Teresina e em cidades como Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado