Primeira etapa do curso "Entenda Minhas Mãos" capacitou 46 servidores estaduais em Libras - Cidades
LIBRAS

Primeira etapa do curso "Entenda Minhas Mãos" capacitou 46 servidores estaduais em Libras

O projeto é voltado aos servidores que trabalham com atendimento ao público, para que possam atender pessoas surdas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria da Administração (Sead), por meio Escola de Governo; e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizaram, nesta quarta-feira (6), o encerramento da primeira etapa do curso "Entenda Minhas Mãos", projeto que vem capacitando servidores estaduais em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O objetivo do projeto é ensinar Libras aos servidores do Estado, preferencialmente aqueles que trabalham com atendimento ao público, para que possam atender pessoas surdas que procuram ou trabalham nos órgãos públicos. 

  
Primeira etapa do curso "Entenda Minhas Mãos" capacitou 46 servidores estaduais em Libras Reprodução
 

“Essa foi a primeira turma formada, mas a ideia é que seja um programa permanente para que cada vez mais servidores aprendam Libras e, assim, possamos contribuir para uma administração mais inclusiva”, destacou Carlos Alberto Moura, diretor da Escola de Governo.

A etapa inicial teve início com a oferta de três turmas do  curso de Libras, capacitando 46 servidores de diversos órgãos estaduais. A capacitação teve carga horária de 120 horas, sendo 60 horas de teoria e 60 horas de atividades práticas presenciais ou remotas. 

Renata Couto, uma das professoras, disse que hoje foi concluído o curso básico, mas que haverá continuidade com o nível intermediário em 2024. “Foi maravilhosa a oportunidade de poder repassar meus conhecimentos e experiência, de ver que os alunos apresentaram um bom desempenho e se sentiram motivados a continuar. Porém, é muito importante frisar que o curso não os qualifica como intérpretes, somente a ter um primeiro contato com os surdos ao chegarem aos seus ambientes de trabalho”, comenta a docente.

Para a auxiliar administrativa da Sead e participante do curso, Maria Jacobina, as aulas foram muito proveitosas e o curso foi uma ótima experiência, além de contribuir para o seu crescimento pessoal. “O curso foi ótimo, tanto pelo conteúdo ministrado nas aulas, quanto pela forma que foi abordado dentro da sala de aula, tornando nossa aprendizagem mais fácil e dinâmica. Hoje me sinto mais apta a prestar um melhor serviço a esta comunidade tão importante”, destacou a participante.

Fonte: Governo do Estado do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado