Semana de maior pico de queimadas começa neste final de semana no Piauí, diz Corpo de Bombeiros - Cidades
ALERTA

Semana de maior pico de queimadas começa neste final de semana no Piauí, diz Corpo de Bombeiros

Dados do Climatempo mostram a probabilidade de ocorrência de e queimadas nos próximos cinco dias


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Piauí entra em alerta para a semana de maior pico de queimadas, com municípios como Uruçuí, Picos, Teresina e Floriano registrando combates intensos, realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), brigadas municipais e carros-pipa. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Defesa Civil também monitoram as regiões mais afetadas.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) disponibiliza plataforma digital para monitoramento e alerta de focos de fogo no Cerrado brasileiro. Além disso, o mapa de risco de queimadas da Climatempo mostra a probabilidade de ocorrência desses eventos em diferentes regiões do país nos próximos cinco dias.

  

Alerta! semana de maior pico de queimadas começa neste final de semana, diz Corpo de Bombeiros Reprodução

   

Mesmo com redução de 3% no número de focos em relação ao mesmo período do ano passado, as autoridades reforçam o pedido de conscientização da população quanto ao uso do fogo, especialmente em terrenos próximos de mata seca.

“De primeiro até o dia 17 de setembro do ano passado foram 1.982 focos, no mesmo período desse ano, obtivemos um total de 1.410, ou seja, quase 29% a menos. E se comparado a primeiro de janeiro ate o dia 17 de setembro deste ano, já obtivemos uma redução de 3%, o que para muitos pareça pouco, mas para os moradores desta região e, principalmente, para nosso meio ambiente isso é bastante expressivo. Por isso, queremos continuar com ajuda dos piauienses para diminuir mais ainda estas queimadas nestes próximos dias”, destacou o secretário da Semarh, Feliphe Araújo.

No mês de agosto de 2025, o Corpo de Bombeiros registrou cerca de 900 ocorrências de fogo em vegetação em todo o estado. Só em Teresina, foram mais de 2 mil chamadas relacionadas a incêndios, segundo dados do Comando de Operações.

“Temos convicção de que mais de 90% dos focos têm origem humana. Nossas equipes, junto com brigadistas e órgãos como Semarh e Defesa Civil, têm trabalhado diariamente para conter as ocorrências. Se a população tivesse mais consciência, certamente não estaríamos sofrendo tanto com o fogo e a fumaça”, avaliou o coronel Egídio Leite, comandante de Operações dos Bombeiros.

Fonte: Governo do Estado do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual o telejornal que você mais gosta de acompanhar na TV Antena 10?

ver resultado