📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, reinaugurou, na segunda-feira (22), a Cozinha Comunitária do Campus Torquato Neto, em Teresina. A novidade é que, a partir de agora, as refeições são preparadas e servidas no local, que antes era realizado através da distribuição de quentinhas.
O espaço para funcionamento da Cozinha Comunitária da SASC foi cedido pela universidade e a Secretaria é responsável pela manutenção, controle de pessoal, preparação e distribuição da alimentação. Segundo Janaína Mapurunga, Superintendente de Assistência Social da SASC, a parceria entre a Secretaria e a Universidade visa oferecer refeições de qualidade, com horários específicos para cada grupo e prioridade para estudantes de baixa renda. A iniciativa faz parte de um esforço para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos estudantes da Uespi.
“Nós queremos proporcionar uma melhor qualidade ao estudante da Uespi. A gente estava trabalhando desde a pandemia com a entrega de quentinhas, agora a refeição vai ser feita aqui mesmo na cozinha comunitária para que a gente tenha também um controle maior da qualidade, do alimento que vai ser servido. Outra coisa que foi definida é o horário. Primeiro a gente atende no horário de 11h até às 12h a comunidade externa e no horário de 12h até 13h30 os estudantes”, explicou a superintendente.
Para Natanael Soares, um dos dirigentes do Diretório dos Estudantes, a reabertura traz benefícios para a comunidade, oferecendo alimentação saudável para os estudantes e a expectativa de ampliar o atendimento.
“É muito positivo porque traz de volta para os estudantes a oportunidade de ter uma alimentação saudável. Cumprindo o objetivo de garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma alimentação adequada e acessível. Hoje, vemos a volta desse serviço essencial que já funcionava antes da pandemia e tinha até uma previsão de aumentar a questão do atendimento para o estudante e a comunidade em geral”, comenta.
A pró-reitora de Extensão, professora Ivoneide Alencar, destaca o compromisso da Secretaria em assegurar a qualidade e a distribuição das refeições. “Foi trocada toda a modalidade das refeições, agora a Sasc sai do patamar de quentinhas e passa a servir a comida feita no local e isso, com certeza, dá mais qualidade e garante uma alimentação saudável para nossa comunidade acadêmica”, pontua.
Para o reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, a cozinha garante a segurança alimentar e é uma pauta importante para o Estado.
“A alimentação será feita em um espaço servido pela Uespi. A cozinha fortalece a parceria entre a Universidade e a Secretaria, em nome da secretária Regina Souza, que tem como prioridade atender esse tipo de caso e atender a nossa comunidade. A Uespi está preocupada em manter o bem-estar dos estudantes e se alegra com essa parceria”.
Como ter acesso a cozinha
As fichas são vendidas, diariamente, por 2 reais. Podem comprar toda comunidade acadêmica em geral.
Fonte: Governo do Estado do Piauí