Seduc vai financiar 100 projetos de leitura e incentivar arte e cultura em escolas de tempo integral - Educação
EDUCAÇÃO

Seduc vai financiar 100 projetos de leitura e incentivar arte e cultura em escolas de tempo integral

O investimento tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela literatura e criar espaços de convivência e troca de experiências


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A educação do Piauí segue avançando em iniciativas que incentivam o protagonismo estudantil e fortalecem o aprendizado. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta sexta-feira (24), a lista das 100 escolas da rede estadual que tiveram seus projetos aprovados no programa Clube de Leitura Seduc.

Cada projeto selecionado vai receber R$ 5 mil para desenvolver, de 17 de novembro a 19 de dezembro, ações voltadas à promoção da leitura, da arte e da cultura. O investimento tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela literatura e criar espaços de convivência e troca de experiências dentro das escolas.

  
Seduc vai financiar 100 projetos de leitura e incentivar arte e cultura em escolas de tempo integral
Reprodução
 
 
 

As atividades serão realizadas em diferentes formatos, como rodas de conversa, dramatizações, saraus, produções literárias, exposições, oficinas e apresentações artísticas, sempre com a leitura como ponto de partida. A proposta é que os clubes funcionem como ambientes de diálogo, criatividade e expressão, em que os jovens possam aprender de forma leve e prazerosa.

Um dos projetos contemplados é o LiterArte, desenvolvido no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, na zona Sul de Teresina. A iniciativa faz uma imersão em obras literárias que abordam a ditadura militar sob diferentes perspectivas, conectando literatura, arte e reflexão.

As atividades incluem leitura orientada, pintura, dança, cinema e debates sobre os livros estudados. Todas as turmas participam, mas 45 estudantes integram diretamente o Clube de Leitura. Eles são responsáveis por aprofundar os debates e compartilhar experiências com os colegas. “Neste ano, trabalhamos com nove livros diferentes, todos tratando da ditadura militar de formas variadas. As rodas de conversa se tornaram espaços de reflexão e troca de ideias. É bonito ver o quanto os alunos se envolvem, desenvolvem o pensamento crítico e ampliam o repertório cultural”, contou a gestora do Ceti, Deusenira Santos.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o Clube de Leitura é mais uma ação que reforça a política de universalização do tempo integral e o compromisso do Governo do Estado com uma educação integral, humana e transformadora.  “O incentivo à leitura é uma das bases da formação integral que estamos construindo nas escolas da rede estadual. Queremos que nossos estudantes encontrem nos livros um caminho de descoberta, sensibilidade e criatividade. Cada Clube de Leitura é um espaço vivo de arte, cultura e conhecimento, que inspira nossos jovens a sonhar, refletir e transformar o mundo”, afirmou o secretário.

O programa Clube de Leitura Seduc se soma a outras iniciativas pedagógicas que valorizam o aprendizado criativo e o desenvolvimento integral dos estudantes, consolidando o novo momento da educação pública do Piauí, que une tecnologia, cultura, esporte e leitura para formar cidadãos críticos e preparados para o futuro.

  • Confira AQUI a lista de projetos selecionados.

Fonte: Governo do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Por onde você acompanha os conteúdos do A10mais.com?

ver resultado