Uespi publica edital com mais de 4,2 mil vagas para ingresso em 2026 pelo SiSU - Educação
OPORTUNIDADE

Uespi publica edital com mais de 4,2 mil vagas para ingresso em 2026 pelo SiSU

As vagas são distribuídas em 105 cursos presenciais, ofertados nos campi e centros localizados em Teresina e no interior do Piauí


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) confirmou que o ingresso nos cursos de graduação presenciais da instituição, nos semestres letivos 2026.1 e 2026.2, ocorrerá integralmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A medida está prevista no edital PREG/UESPI nº 022/2025, publicado no Diário Oficial do Estado, e contempla 100% das vagas ofertadas pela universidade.

Ao todo, a Uespi disponibiliza 4.260 vagas distribuídas em 105 cursos presenciais, ofertados nos campi e centros localizados em Teresina e no interior do Piauí. A seleção dos candidatos será feita exclusivamente com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo aceitas as edições de 2023, 2024 e 2025. O edital não define datas para a seleção ou matrícula.

  

Universidade Estadual do Piauí 
   

A Uespi reservará, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública, com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio. Dentro desse percentual, a política de ações afirmativas prevê vagas específicas para pessoas negras, quilombolas e indígenas, para pessoas com deficiência e para estudantes da rede pública que não se enquadrem nas demais modalidades de cotas.

Para a matrícula institucional, que será realizada de forma online por meio do sistema da Uespi, os candidatos deverão apresentar documentação básica como foto recente, documento de identidade, CPF, certificado de conclusão e histórico escolar do ensino Médio, além de certidões de quitação eleitoral e, para os homens maiores de 18 anos, comprovante de quitação com o serviço militar. Os estudantes selecionados pelas políticas de ações afirmativas também deverão apresentar documentação específica para comprovação de renda, escolaridade em rede pública e, conforme o caso, autodeclaração étnico-racial ou laudo médico, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

Os candidatos que não forem convocados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU, respeitando os prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação. A convocação da lista de espera será realizada por meio de edital próprio, divulgado exclusivamente no site da Uespi.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gostou do jornalista Matheus Oliveira à frente do telejornal Piauí no AR?

ver resultado