📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Um adolescente, de 17 anos, de iniciais P.E.P. da .S foi apreendido por envolvimento em pelo menos cinco homicídios em Teresina. De acordo com o delegado Bruno Ursulino, o menor seria integrante da facção criminosa "Bonde dos 40" e chegou a confessar todos os delitos.
Um dos casos de maior repercussão foi a participação dele no latrocínio do sargento da Polícia Militar, Jurandir Oliveira, na zona Sudeste da capital, em dezembro do ano passado. Ele ficou internado por quase uma semana, quando não resistiu aos ferimentos.

"A gente sabe que ele tem envolvimento em diversas mortes, principalmente na região sudeste. Ele compõe uma facção criminosa. Por diversas vezes, ele era acionado justamente para tirar a vida de pessoas. Especificamente nesse caso, trata-se de um latrocínio de um policial militar que veio a falecer naquela região do Alto da Ressurreição. Hoje, a gente deu cumprimento a essa apreensão que foi conferida pela Vara da Infância e da Juventude em que esse indivíduo vai ficar à disposição da Justiça", afirmou o delegado à TV Antena 10 e ao A10+.
O menor, conforme Bruno Ursulino, chegou a detalhar aos policiais onde atirou no corpo das vítimas. "Ele figura em pelo menos mais quatro homicídios. Não só apenas o trabalho de investigação coloca ele no envolvimento, como ele confessa todos. Em alguns, ele afirma que deu o veículo utilizado e que ele sabia que aquele veículo ia ser utilizado para matar pessoas. E outras vezes ele integrava o próprio grupo, em que, por vezes, ele efetuava os disparos. Quando a gente o questiona, ele afirma, inclusive, com exatidão os locais onde ele acertou as vítimas. E quando a gente faz essa conferência com os laudos periciais, que fazem parte do inquérito, a gente vê que existe uma verossimilhança e que, de fato, ele não está só jogando palavra ao vento. Ele está confessando algo que ele efetivamente participou", explicou.
Tentativa de homicídio
O adolescente estava escondido ainda por ter sofrido uma tentativa de homicídio e por causa de desavenças dentro do grupo criminoso, o qual ele faz parte. "A tentativa de homicídio que ele sofreu foi o grupo rival que chegou a efetivar, mas a gente sabe que existem membros da facção dele que estão querendo cobrar dele, exatamente por conta de algumas atitudes dele. Tanto que ele estava escondido nesses locais, levando uma vida totalmente atípica. Ele ainda compõe esse grupo criminoso. No entanto, existem desavenças internas que estão para ser resolvidas entre eles. Tanto que essas pessoas também já passam a ser alvo de investigações nossas, para que a gente possa estar exercendo um verdadeiro controle e evitando tragédias adiante", detalhou Bruno Ursulino.
Ele deverá passar por uma internação pelo período de três anos, mas que poderá ser reavaliada conforme a determinação da Justiça.
Latrocínio de policial
O sargento da Polícia Militar, Jurandir Oliveira, baleado durante tentativa de assalto na zona sudeste da capital, morreu na madrugada de 14 de dezembro. Ele estava internado no Hospital de Urgência de Teresina desde o dia 09 de dezembro, quando foi abordado por pelo menos 6 criminosos. Na ação, ele conseguiu matar um dos indivíduos. Após ser atingido no ombro e no abdômen, o policial foi submetido a um procedimento cirúrgico, transferido para uma Unidade Terapia Intensiva (UTI) e se encontrava em estado grave.

Morte no Conjunto Frei Damião
Um jovem, cuja identidade não foi revelada, foi morto com pelo menos 4 tiros no Conjunto Frei Damião, localizado na zona Sudeste de Teresina. O crime ocorreu na madrugada de 1º de setembro de 2024. A família relatou aos policiais que o rapaz não tinha envolvimento com nenhum grupo criminoso, tampouco usava drogas. A hipótese de ele ter sido confundido com o verdadeiro alvo dos criminosos é avaliada pela polícia.
A vítima estava caminhando pela rua durante a madrugada de sábado para domingo, quando foi abordada pelo grupo armado, que já se aproximou atirando e fugiu rapidamente. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. De acordo com o delegado Bruno Ursulino, a família informou que o rapaz jamais tinha se envolvido em atividades criminosas.

Jovem é executado a tiros e colega fica ferido em Teresina
Um jovem de 20 anos, identificado como Igor Vinícius de Sousa, foi morto a tiros na rua de casa na madrugada de 18 de outubro, no bairro Alto da Ressurreição, zona Sudeste de Teresina. De acordo com a mãe da vítima, Igor estava bebendo com amigos, quando foi abordado por dois homens em uma moto. Uma outra pessoa foi baleada e encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Homicídio no Manoel Evangelista
Adercio do Nascimento Campelo, de 35 anos, foi executado com três tiros no Conjunto Manoel Evangelista, zona Sudeste de Teresina, em 23 de novembro de 2023. O crime ocorreu por volta das 22h15. Ainda não há informações da dinâmica do homicídio. A Polícia Militar foi acionada após denúncia de um corpo encontrado em via pública. A TV Antena 10 apurou que a vítima era usuária de drogas e já tinha passagens pelo sistema prisional pelo crime de roubo.
Fonte: Portal A10+