Uespi revoga decisão e vai ofertar vagas no período 2023.1 - Educação
EDUCAÇÃO

Uespi revoga decisão e vai ofertar vagas no período 2023.1

Mudança ocorreu após apelo da população que protestou contra a não disponibilização de vagas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) revogou a resolução que apontava que não seriam ofertadas vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1. O reitor da instituição, Evandro Alberto, afirma à TV Antena 10 que a decisão veio após apelo da população que criticou a medida. Ele garantiu a oferta de vagas em 2023 para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022. 

  

Uespi
TV Antena 10
   

“Revogou a resolução que fazia o cancelamento do período letivo e aprovou a resolução 07 que retoma a oferta de vagas do Sisu para 2023.1. Então essa oferta será garantida pelo Sisu, os estudantes vão concorrer normalmente como era anteriormente e a partir de agora a gente vai trabalhar nesse calendário em que pelo que se está hoje a gente só vai ter essa regularidade pelo ano de 26”, conta o reitor.

Em novembro, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) divulgou uma resolução em que anuncia que a instituição não ofertaria vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1. Dias depois, um grupo se reuniu na frente do Ministério Público do Piauí para protestar a decisão. Várias audiências foram realizadas no MP-PI para resolução da situação.

Agora com a revogação da medida, os candidatos que realizaram o Enem seguem com ingresso em 2023. Os que realizarem o Enem em 2023 só ingressarão na instituição em 2024. O reitor Evandro Alberto explica que a preocupação é o descompasso do calendário. 

“Estávamos preocupados a princípio com a integralização e com os 14 mil estudantes que estão na universidade e a gente tem um descompasso de calendário. Para se ter uma ideia, por exemplo, os estudantes quando estão no estágio supervisionada e são das licenciaturas muitas vezes as escolas já estão de férias naquele período. Então tem alguns problemas que é preciso de fato sanar e foi pensado a princípio desses estudantes”, finaliza o reitor. 

Com isso, os candidatos interessados em ter o ingresso na Universidade Estadual do Piauí devem ficar atentos as datas de inscrição. No dia 28 de fevereiro, serão abertas as inscrições do Sisu, que poderão ser realizadas até o dia 3 de março. No dia 7 de março, o resultado poderá ser conferido na página do Sisu.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado