📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Administração (PRAD), informou que, a partir de março de 2026, todas as bolsas remuneradas da Instituição passarão a ser pagas exclusivamente por meio do PIX. A iniciativa tem como objetivo otimizar o processo de pagamento, garantir maior agilidade e reduzir as devoluções recorrentes provocadas por inconsistências nos dados bancários.
De acordo com a pró-reitora de Administração da UFPI, Larissa Mendes, a decisão foi tomada pela própria Universidade como forma de minimizar erros observados no modelo anterior. “A decisão partiu da UFPI para mitigar falhas, uma vez que, anteriormente, alguns dados bancários apresentavam inconsistências, o que acabava gerando atrasos nas transferências. Diante disso, definimos que, a partir de março de 2026, todos os bolsistas passarão a receber exclusivamente via PIX”, explicou.

A pró-reitora destacou ainda que será obrigatório o uso do CPF do beneficiário como chave PIX. “O pagamento via PIX inicia em março de 2026 e a chave deverá, obrigatoriamente, ser o CPF do bolsista. Dessa forma, buscamos mais agilidade e segurança, já que o CPF é um dado único, tornando o processo mais rápido e eficiente”, afirmou.
A medida se aplica a todos os beneficiários de bolsas da UFPI, incluindo bolsas de auxílio estudantil, monitoria e iniciação científica. Assim, é fundamental que todos os bolsistas realizem o cadastro da chave PIX vinculada ao CPF, a fim de evitar atrasos ou impedimentos no recebimento dos valores.
Para formalizar a mudança, a PRAD divulgou internamente um memorando circular com as informações e orientações referentes à nova modalidade de pagamento.
Fonte: Portal A10+