📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
(Atualizada às 19h18)
A América é do Flamengo! O Rubro-negro carioca venceu o Athletico Paranaense na grande final da Libertadores 2022, na tarde deste sábado (29), pelo placar de 1 a 0 e garantiu seu terceiro título continental.
No jogo disputado no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil (Equador), o gol foi marcado por Gabi, que se tornou o maior artilheiro brasileiro em Libertadores, com 29 gols, e o maior goleador em finais, com quatro, tendo marcado na terceira consecutiva.
Agora, a equipe inicia o planejamento para a disputa do Mundial de Clubes, ainda sem data e local a ser disputado, mas com um rival bem conhecido: o Real Madrid, de Vinícius Júnior.
Teve gol de Gabigol
A primeira etapa teve em 99% da disputa um grande equilíbrio, com o Athletico Paranaense marcando forte, no campo de ataque, e até assustando mais, em chute de Vitinho, que Santos defendeu e de Alex Santana, que arriscou um voleio e mandou para fora. O Flamengo não havia tido uma grande oportunidade e já havia perdido o lateral-esquerdo Filipe Luís, machucado, até que aos 43, tudo mudou. Pedro Henrique deu entrada dura em Ayrton Lucas, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, desequilibrando o final da etapa. Isso deu a Gabi a chance que ele precisava, aproveitando cruzamento perfeito de Everton Ribeiro para tocar para o fundo das redes e abrir o placar, já nos acréscimos.
O segundo tempo foi menos quente do que se esperava. Felipão fez diversas alterações para tentar igualar, mas o jogador a menos dificultava a situação do Furacão. O Fla administrava o resultado e buscava oportunidades no contra-ataque.
Próximos jogos
As duas equipes voltam às atenções para a reta final do Campeonato Brasileiro, que ainda tem quatro rodadas pela frente. Na próxima quarta-feira (2), dia de Finados, às 16h, o Athletico encara o Goiás, na Arena da Baixada, enquanto o Flamengo recebe o Corinthians, no Maracanã, às 21h30.
Gabigol se iguala a Luizão como maior artilheiro brasileiro na Libertadores
Autor do gol do título do Flamengo na Libertadores 2022, na tarde deste sábado (29), o atacante Gabigol se tornou o maior artilheiro brasileiro na competição.
O camisa 9 chegou aos 29 gols, se igualando a Luizão, mas com o diferencial de ser o maior goleador por um único time entre os brazucas, tendo balançado as redes 28 vezes pelo Fla (o outro gol foi pelo Santos).
Em 2019, Gabi marcou nove vezes, número que se soma aos dois gols em 2020, os 11 em 2021 e os seis nesta edição.
Outro recorde batido pelo atacante foi o de marcar em três finais consecutivas, ou seja, todas que participou. Assim, ele chegou aos quatro gols em decisões.
Em 2019, marcou os dois da virada contra o River Plate (Argentina), no ano passado o gol de empate contra o Palmeiras e o gol da vitória neste ano, sobre o Athletico Paranaense.
Com contrato até 2024, o atleta tem tudo para bater o recorde de artilharia brasileira na Libertadores já na próxima edição.
Fonte: R7