Adapi intensifica ações de fiscalização e prevenção contra gripe aviária no Piauí - Geral
DOENÇA

Adapi intensifica ações de fiscalização e prevenção contra gripe aviária no Piauí

Não foi registrado nenhum caso suspeito da doença no estado


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Após 13 focos de gripe aviária H5N1 registrados no Brasil, a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), tem intensificado as ações de fiscalização e prevenção contra a gripe aviária no estado. Apesar de todos os casos no Brasil terem sido registrados em aves migratórias e silvestres (de vida livre), o órgão alerta produtores para que reforcem as medidas de biosseguridade.

“Produtores que tem granja comercial, aumentem as medidas de biosseguridade. Utilizem o arco de desinfecção, reforcem as telas nos galpões, e para os produtores que têm a criação como subsistência, a orientação é manter também a higiene dos comedouros, dos bebedouros e, ainda, busquem evitar contato das aves domésticas com a aves silvestres”, orientou Fábia Rocha, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapi.

  

Adapi intensifica ações de fiscalização e prevenção contra gripe aviária no Piauí Reprodução

   

No Piauí não foi registrado nenhum caso suspeito da doença, que pode ser transmitida principalmente, através do contato direto entre aves e suas secreções. “A população não precisa criar pânico, e pode consumir a carne de frango e os ovos comercializados. Até porque, essa doença não é transmitida através do consumo de alimento. Se alguém ver alguma ave morta ou doente, não toque ou recolha, comunique as autoridades competentes”, esclareceu Fábio Abreu, secretário da Sada.

A gripe aviária circula por mais de 20 anos no mundo, e estes 13 casos são os primeiros registrados no Brasil, que é o maior exportador de carne de frango do mundo. A Sada através da Adapi, vem tomando as medidas necessárias para prevenção da doença no estado.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado