📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A TV Antena 10 produziu e exibiu nesta sexta-feira (25) duas reportagens especiais em comemoração e homenagem ao Estádio Governador Alberto Tavares Silva, o famoso Albertão, que neste sábado (26) comemora 50 anos de inauguração. As reportagens foram produzidas pelo jornalista Pedro Alcântara que estava presente no dia da escolha do local de construção do estádio e também no dia de sua inauguração.
A reportagem traz momentos históricos, curiosidades e personagens icônicos que marcaram a trajetória do estádio, que inaugurou em agosto de 1973. O Albertão está localizado entre os bairros Cidade Nova, Três Andares e Redenção, zona Sul da capital piauiense, e seu local foi escolhido estrategicamente pelo próprio governador da época, Alberto Silva.
Como explica a matéria especial, o Albertão foi construído em tempo recorde para que o estádio fosse palco do jogo Tiradentes e Fluminense Carioca no dia 26 de agosto de 73. Naquele momento as obras estavam em 30% de sua execução, mas mesmo assim o estádio já tinha capacidade de receber 35 mil pessoas.
A matéria detalha também a tragédia que, infelizmente, também marcou a inauguração naquele dia; aos 28 minutos do primeiro tempo um avião sobrevoou o estádio fazendo com que um torcedor se assustasse com o tremor e gritasse que o estádio estava caindo. Naquele momento uma onda de pânico se alastrou pelo estádio, fazendo com que as pessoas se desesperassem e corressem para sair do local; por conta disso, 7 pessoas morreram e centenas ficaram feridas ao cair em um fosso.
A TV Antena 10 conversou com José Geraldo, que estava no local; na época ele tinha apenas 14 anos quando ficou gravemente ferido por conta da tragédia. José estava sentado sentado à beira do fosso de 05 metros de altura, que na época não possuía as grades que tem hoje, sendo assim um dos primeiros a cair.
“Chegamos cedo e ainda tinha pouca gente, eu sentei nessa posição [à beira do fosso] aguardando o jogo. Tremeu bastante e quando olhei para trás vi aquela multidão, aquela avalanche. Eu fechei meus olhos e quando acordei já estava la em baixo. Tive fraturas nos dois braços e hoje não consigo ir mais para estádios com grande vibração porque sinto o que passei aqui com 14 anos”, disse à reportagem.
A reportagem também aborda a história de grandes esportistas que pisaram no Albertão, como Antonio Ferreira, mais conhecido como Panzilão, jogador de futebol aclamado na época e que marcou 15 gols no estádio em apenas uma partida.
“Em 1976 eu e o Augusto, o Flamengo escolheu um e o Botafogo escolheu outro. Nesse dia eu bati 15 e ele 14. Nós [Botafogo] ganhamos nesse dia. Nesse dia eu fiz 15 gols em um dia só. Em 79 o River estava ganhando de 2x0 e eu empatei 2x2. A maior alegria da minha vida foi quando o saíram da área e me abraçaram, me chamando de astro”, contou Panzilão.
O estádio Albertão, o 'Colosso da Redenção', foi e continua sendo um local de grandes eventos esportivos e culturais; recentemente o estádio foi palco de um grande evento musical que trouxe inúmeras atrações nacionais para o Piauí, movimentando a cena e a economia do estado.
Fonte: Portal A10+