Após quatro dias, Bombeiros extinguem incêndio no Parque Nacional Serra das Confusões - Geral
OPERAÇÃO

Após quatro dias, Bombeiros extinguem incêndio no Parque Nacional Serra das Confusões

O fogo teve início na semana passada e atingiu cerca de 10km na área


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informou, nesta quarta-feira (25), que foi completamente extinto o incêndio ocorrido no Parque Nacional Serra das Confusões localizado no município de Cristino Castro, região Sul do estado. O local, é considerado a maior reserva natural de caatinga do mundo, e engloba mais de dez municípios piauienses.

O incêndio teve início no sábado (21), na zona rural da cidade de Campo Alegre de Lourdes, na divisa entro o Piauí e a Bahia. Equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas neste mesmo dia, mas não impediram a chegada do fogo ao local. O incêndio atingiu cerca de 10km do Parque Nacional Serra das Confusões. 

  

Incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional da Serra das Confusões
Reprodução

   

Sobre a operação

Durante a operação denominada “Serra das Confusões”, uma linha de fogo de quase 10 km entre os municípios de Alvorada do Gurguéia e Cristino Castro foi observada. No decorrer das ações, os bombeiros militares utilizaram equipamentos como bombas costais, sopradores, ciscadores, abafadores, foices, facões e kits especializados de combate a incêndios florestais com tanques de 600 litros de água acoplados em picapes. Além destes instrumentos, uma aeronave do Batalhão de Policiamento Aéreo da PM-PI (BOPAER) foi fornecida para o trabalho de transporte de materiais e das equipes envolvidas até os locais atingidos.

A operação também teve apoio de brigadistas municipais, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Por conta da direção dos ventos, que se encontravam em constante situação favorável para propagação dos incêndios, e por estarem em lugares de difícil acesso, as equipes tiveram dificuldades logísticas durante o trabalho de combate às chamas, o que justifica a cautela e os cuidados específicos que as áreas afetadas necessitaram durante os 28 dias de operação, sendo cinco dias de fogo parque adentro.

De acordo com o Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, William Borgéa, que coordenou a operação, os bons fatores climáticos e o trabalho em equipe foram decisivos para a extinção total do fogo. “Hoje pela manhã, constatamos a ausência de fogo e fumaça nas áreas afetadas entre Alvorada do Gurguéia e Cristino Castro. A chuva que caiu na região esta manhã foi importante, mas o trabalho de controle e monitoramento dos focos de incêndios, que já vinham acontecendo na região, foi decisivo. Agradecemos o apoio da PM com o suporte da aeronave e de todos os brigadistas envolvidos neste trabalho”, esclareceu o Capitão William.

“Foi uma longa e árdua batalha contra os incêndios, mas tivemos êxito nesta operação. As chamas na região do Parque Nacional Serra das Confusões, em Cristino Castro, foram debeladas graças a um esforço conjunto”, comentou o Major Emerson José da Silva, Sub-Comandante do BOPAER.

Os focos de incêndio no município de Caracol, que faz divisa com o estado da Bahia, foram controlados. Os trabalhos nesta região seguem em fase de monitoramento. A origem dos incêndios e o percurso de sua propagação, só poderão ser esclarecidos após exames periciais.

Veja o vídeo

Fonte: PO


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

ver resultado