Caso Alice Brasil: Colégio CEV detalha acidente que matou criança, pede perdão aos pais e lamenta ter sido cenário de tragédia - Geral
TRAGÉDIA

Caso Alice Brasil: Colégio CEV detalha acidente que matou criança, pede perdão aos pais e lamenta ter sido cenário de tragédia

Escola detalha acontecimento e as medidas adotadas após o acidente que vitimou a criança


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Grupo Educacional CEV se pronunciou oficialmente sobre a tragédia que resultou na morte da pequena Alice Brasil, de apenas 4 anos, ocorrida dentro de uma das unidades da instituição de ensino, em Teresina, na última terça-feira (05). Em nota encaminhada ao A10+, a escola detalhou os acontecimentos e as medidas de assistência adotadas após o acidente. O grupo pediu perdão aos pais e lamentou ter sido cenário dessa tragédia. 

Segundo a nota, o caso aconteceu por volta das 13h30, no espaço da brinquedoteca, onde "cinco crianças aguardavam o início das atividades da tarde ou a chegada de seus responsáveis. Elas estavam acompanhadas por duas profissionais do Ensino Infantil dentro do espaço e por outra colaboradora na porta, controlando a entrada e saída. As brincadeiras ocorriam de forma tranquila. Por volta de 13:30h, a aluna Alice estava deitada no chão, brincando, enquanto as outras quatro crianças circulavam pelo ambiente. Inesperadamente, uma das crianças entrou por debaixo do móvel (uma penteadeira infantil) e ao se levantar, o mesmo tombou e atingiu Alice".

  

Alice Brasil, menina que faleceu após acidente no CEV Colégio
Reprodução

   

Ainda conforme o relato da escola, "uma das professoras retirou o móvel, enquanto outra a levou rapidamente para a enfermaria da escola. A enfermeira iniciou os primeiros atendimentos e, ao constatar a gravidade da situação, acionou o SAMU".

A equipe do colégio também afirmou que seguiu orientações médicas durante o socorro. "Foi orientado pelo SAMU, que estava realizando o atendimento por ligação telefônica, que a equipe do colégio parasse junto a uma ambulância, que os encontrou neste percurso. Durante todo o tempo, foram realizadas tentativas de comunicação com a mãe de Alice. Sem êxito, foi solicitado que a professora titular da turma continuasse as tentativas, até que, ela conseguiu comunicação com a mãe".

Apesar dos esforços da equipe escolar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Alice não resistiu aos ferimentos. “Infelizmente, após todos os esforços que duraram mais de quarenta minutos, os profissionais do SAMU informaram aos pais que Alice não resistiu e veio a óbito”, diz a nota. A aluna foi levada com os familiares ao Instituto Médico Legal (IML) de Teresina para os procedimentos legais.

A instituição destacou que, desde o primeiro momento, prestou toda a assistência necessária. "Desde o primeiro momento, toda a equipe escolar esteve mobilizada oferecendo suporte, acionando profissionais de saúde, cuidando da preservação do local e garantindo atendimento aos demais alunos presentes".

  

Alice, de apenas 4 anos, foi enterrada no dia do aniversário do pai
Reprodução

   

Ainda de acordo com o comunicado, a escola tem oferecido acompanhamento psicológico à família da vítima, bem como aos demais alunos e profissionais da instituição. "Além do atendimento especializado disponibilizado à família de Alice, estendemos nosso suporte a todas as famílias impactadas. Profissionais de psicologia especializados em situações de fatalidade e tragédia como essa, estão disponíveis nos próximos dias para acolher alunos, pais e colaboradores", afirma.

O Grupo Educacional CEV também afirmou que já iniciou uma reavaliação dos protocolos internos de segurança. “O CEV Colégio ainda informou que mantém protocolos rígidos de segurança e está revisando todos os procedimentos internos para aprimorar ainda mais as ações preventivas. Uma avaliação detalhada está sendo conduzida para fortalecer a proteção e o cuidado com nossos estudantes”.

Por fim, a escola informou que todos os elementos necessários para a apuração dos fatos já foram entregues às autoridades responsáveis. “Todo o material necessário à investigação — incluindo as filmagens do circuito interno dos ambientes mencionados, a preservação do local, depoimentos e demais informações — já está em posse das autoridades competentes e, por meio delas, à disposição da família”.

Alice Brasil Souza da Paz, de 4 anos, tem um irmão gêmeo e é filha da fotógrafa Dayana Brasil e do major do exército Claudio Sousa. A pequena foi sepultada no dia 6 de agosto, no dia do aniversário de seu pai.

"Não há palavras que possam diminuir a dor e o sofrimento vividos, mas reconhecemos a fragilidade da vida humana e que, por mais rigorosos que sejam nossos cuidados, ainda estamos sujeitos a riscos invisíveis ou de probabilidade remota. Por isso, expressamos nosso mais sincero e profundo pedido de perdão à família por termos sido, de forma involuntária, o cenário desta tragédia imensa, que alterou drasticamente planos e sonhos. Que a memória de Alice permaneça viva e nos inspire, todos os dias, a cultivar o cuidado, a empatia e a união", destacou o grupo.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

QUAL EDITORIA VOCÊ GOSTA DE ACOMPANHAR NO A10CAST?

ver resultado