📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Atualizada em 21 de setembro
Imagens inusitadas que circulam nas redes sociais mostram um “Chico” interagindo de uma forma diferente com outros animais no município de Picos, no Sul do Piauí. Um macaco-prego foi visto carregando um filhote de gato enquanto estava nas costas de um cachorro, além de ter sido flagrado com ele em cima de uma árvore, além de um filhote de cachorro.
Os vídeos ganharam repercussão nas redes sociais pelo comportamento curioso. O animal ainda circula pelos muros de residências no bairro Emaús. Existe a suspeita de que ele tenha sido criado em ambiente doméstico, cativeiro e tenha fugido.
Macaco-prego
O macaco-prego pode ser encontrado nas regiões norte, centro-oeste e parte do nordeste do país, preferencialmente habitando áreas de bosques e florestas. São notavelmente mais adaptáveis a ambientes menos preservados do que outras espécies de Cebus.
Esses primatas frequentemente abandonam as árvores para buscar alimentos e se envolver em atividades lúdicas. Possuem uma cauda longa e preênsil. São animais diurnos que vivem em grupos, que podem variar em tamanho, chegando a congregar até 40 indivíduos. No entanto, em regiões de florestas e bosques mais isolados, esses grupos podem ser bem menores, com cerca de 5 indivíduos.
Reprodução/ Redes Sociais
O que diz o Ibama?
Ao A10+, a superintendência do Ibama informou que uma equipe, junto com técnicos da Semarh-PI, está se deslocando para o município para realizar a captura do macaco-prego.
Veja a nota:
Uma equipe técnica, composta pelo biólogo do CETAS do IBAMA-PI e um veterinário mais tratador de animais silvestres do CETAS da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR-PI), seguiu, hoje de manhã, para a cidade de Picos para, junto com os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Picos, avaliar no local a situação do animal e proceder o manejo, contenção e captura do macaco-prego.
Fonte: Portal A10+