Governo lança Programa de Valorização da Agricultura Familiar para modernização do trabalho no campo - Geral
SUSTENTABILIDADE

Governo lança Programa de Valorização da Agricultura Familiar para modernização do trabalho no campo

De acordo com o Governo do Estado, entre os anos de 2023 e 2026 serão investidos R$ 1,06 bilhão em diversas áreas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), lançou nesta quinta-feira (04) o Programa de Valorização da Agricultura Familiar. O projeto tem como objetivo a dinamização e modernização do trabalho no campo por meio de investimento em organização e tecnologia com foco no crescimento das oportunidades de trabalho e renda e também na emancipação econômica de agricultores e agricultoras familiares do estado.

  

Governo lança Programa de Valorização da Agricultura Familiar para modernização do trabalho no campo Reprodução
   

“Um terço dos piauienses vivem da agricultura familiar e os outros dois terços dependem da agricultura familiar pra se alimentar, porque quem coloca o alimento na mesa são os agricultores familiares. Então a gente tem faz parte, eu represento com muito orgulho, um campo político que chegou ao poder em 2003 no Brasil e no Piauí e que implementou praticamente a grande maioria das políticas públicas voltadas pra esse apoio aos agricultores familiares”, disse o governador Rafael Fonteles (PT) durante solenidade de lançamento.

De acordo com o Governo do Estado, entre os anos de 2023 e 2026 serão investidos R$ 1,06 bilhão em áreas como:

  • organização e gestão
  • comercialização e mercados
  • tecnologia, inovação, seguros e subsídios
  • Projetos estratégicos territoriais - arranjos produtivos
  • agroindustrialização, inovação e pesquisa aplicada
  • sociobiodiversidade
  • convivência com o semiárido
  • uso de energia limpa e renovável

“Dentre os destaques está a comercialização; a gente tem que melhorar essa ponte entre quem produz e quem consome usando de varias estratégias. Outra palavra chave é a tecnologia. A agricultura familiar nao é mais aquela agricultura de subsistência, em que o próprio agricultor lavrava a terra. Todo mundo quer ter acesso a um trator, a sementes de qualidade. A terceira é participação social. É muito mais eficiente você fazer suas politicas publicas através de associações, de movimentos organizados. São 340 organizações ligadas ao campo aqui no Piauí. É essa organização que vai possibilitar o que a gente determine de fato se materialize e chegue em casa comunidade produtora”, explicou o governador.

  

A produtora Geirlys Silva Divulgação
   

No Piauí, 80,3% dos estabelecimentos rurais são da agricultura familiar; de acordo com o Censo Agro 2017, nosso estado é o quarto no Nordeste e o oitavo do país em área ocupada (38,6%) para atividades agropecuárias.

Segundo o Governo, a valorização da agricultura familiar possibilita mais qualidade e maior regularidade na produção para atender às demandas do mercado. O Programa de Valorização da Agricultura Familiar está organizado em eixos de atuação para trabalhar junto aos programas coordenados pela SAF.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual editoria do A10+ você mais gosta de acompanhar por aqui?

ver resultado