Menino autista de 4 anos comemora aniversário com garis e policiais em Teresina - Geral
EMOÇÃO

Menino autista de 4 anos comemora aniversário com garis e policiais em Teresina

Em entrevista ao A10+, mãe fala sobre a realização do sonho do menino e o significado da festa


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O passar do carro do lixo pelas ruas da cidade, que para muitos é considerado comum, tem um significado único para o pequeno Mathusalem Emmanuel, de 4 anos. Nesta quarta-feira (28) o jovem comemorou seu aniversário junto a garis e policiais militares, no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. Mathusalem tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e transtorno desafiador opositor. Com fixação do filho por carros de lixo e carros da polícia, a mãe, Joelany Veloso, conta ao A10+ sobre a realização do sonho do filho e como a ação foi importante para todos da família.

  

Criança de 4 anos é apaixonado por carros de lixo e da polícia arquivo pessoal

   

"Desde pequeno ele é muito apaixonado pelo carro do lixo, carro da policia. Quando ele ver, ele fica assim muito agitado, se transforma, fica muito eufórico, não consigo descrever e desde pequeno eu notava algumas coisas diferentes nele. Ficava observando isso. Ele teve atraso na fala, ainda hoje ele fala muito ruim, tivemos o acompanhamento com a fonoaudióloga, psicóloga e terapia ocupacional e agora com psicopedagoga. O aniversário dele foi dia 27 só que o carro do lixo não passa na terça-feira. Ele já tinha pedido um bolo do carro de lixo e da policia, então combinei com os garis, eles aceitaram e o Mathusalem ficou muito feliz. A noite teve o bolo com os amigos da polícia. Ele chama todos eles de amigos", relata a mãe ao A10+. 

Após o diagnóstico do filho, a mãe conta que foi iniciado um processo de apoio para que o filho pudesse desenvolver a parte do aprendizado. Ela conta que o filho acabou aprendendo os dias da semana por causa dos dias que o caminhão do lixo passava na rua e agora ela tenta introduzir outros conhecimentos. 

  

Mathusalem comemorou aniversário junto a garis e policiais arquivo pessoal

   

"Elas falaram que não pode tirar essa fixação dele agora. Começamos então as brincadeiras. Todos os carros dele, ele fazia que era o carro do lixo, colocava pedaços de papel, sacola ele dizia que era o lixo dele, ele aprendeu os dias da semana por causa do dia que o carro do lixo passa, segunda, quarta e sexta. Tento bastante estimular ele, com as cores para desenvolver o aprendizado dele. Os rapazes do carro conhecem ele já, ele colocou o nome dos bonecos de Adriano, Marcos e motorista, que é o nome dos garis que passam na rua", relata. 

Joelany Veloso é estudante e vendedora de trufas, e o marido é segurança. Ela relata que os dois estão tentando cada vez mais estimular e notam a diferença no comportamento do filho quando o mesmo não ver o carro de lixo, chegando a ficar agitado e agressivo. 

"Só quem realmente convive com ele sabe as lutas que a gente passa no dia a dia. Para muitos isso pode parecer besteira, ontem foi muito emocionante, não tenho nem palavras para agradecer e a gente via a felicidade dele, no olhar. O pessoal do Rone ligou as sirenes da esquina e na hora ele ouviu falou 'mamãe, estou emocionado'. Eu fiquei sem acreditar no que ele estava falando. Ele abraçou, tirou fotos. O autista esta sendo muito excluido das coisas e isso e uma forma de inclusão, eu quero incluir ele em tudo, quero que ele seja aceito do jeito que ele é", finaliza Joelany Veloso.

  

Criança também comemorou aniversário junto aos amigos da policia arquivo pessoal

   

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado