📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Pesquisadores e astrônomos amadores da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) calculam que o meteoro que clareou o céu em várias regiões do Nordeste brasileiro caiu no Piauí. Em vídeo publicado nas redes sociais, a BRAMON relata a possibilidade de meteoritos terem caído na região próxima a Padre Marcos e Marcolândia, cidades piauienses.
Segundo Marcelo Zurita, membro da BRAMON, o fenômeno recebe o nome de bólido, um meteoro luminoso. Segundo ele, o corpo espacial possuía cerca de 2 a 3 metros de diâmetro.
“Após analisar as diversas imagens do meteoro, podemos concluir que o pequeno asteroide atingiu a nossa atmosfera sob o estado do Piauí. Damos o nome de asteróide a todo corpo menor do sistema solar que é maior que 1 metro. Pra esse objeto que atingiu o Piauí estimamos 2 e 3 metros de diâmetro”, explicou.
Segundo a BRAMON, a rocha espacial começou a brilhar sobre a cidade de Ingazeira, cidade distante 444 km de Teresina. O meteoro seguiu em alta velocidade e desapareceu a 30 km a cima da cidade de Padre Marcos. Por conta da ação da atmosfera, o meteoro se fragmentou e caiu como pequenos meteoritos na região entre Padre Marcos e Marcolândia.
“Calculamos que a rocha espacial começou a brilhar a 73 km de altitude sobre Ingazeira, no Piauí e seguiu a 51 mil km/h, percorrendo 55 km em pouco menos de 4 segundos. Depois desapareceu a cerca de 30 km de altitude ao sul de Padre Marcos. Graças a nossa atmosfera, mesmo objetos pouco maiores como esse não oferecem risco para a população em solo; ela vaporiza grande parte do material além de fragmentar o que restar. O que sobrar são meteoritos e acreditamos que exista uma grande quantidade próximo a Padre Marcos e Marcolândia”, explicou Marcelo Zurita.
Os moradores do Piauí foram surpreendidos na madrugada deste sábado (13) com a passagem de um meteoro. O clarão foi visto em várias cidades por volta de meia noite e provocou uma luminosidade tão intensa fazendo a lua "desaparecer". Os registros do curioso fenômeno repercutiram nas redes sociais.
Fonte: Portal A10+