No PI, mulheres que trabalham fora dedicam 80% a mais de tempo com afazeres domésticos que os homens - Geral
COMPARATIVOS DO IBGE

No PI, mulheres que trabalham fora dedicam 80% a mais de tempo com afazeres domésticos que os homens

IBGE ainda divulgou nesta sexta-feira (08) que casamento de meninas menores de 17 anos reduziu 70%


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O IBGE divulgou nesta sexta-feira (08), que no Piauí, as mulheres que trabalham fora de casa, quando retornam, dedicam 77,27% a mais de seu tempo com afazeres domésticos que os homens. Segundo o estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”,  no Piauí, em 2022, os homens maiores de 14 anos ocupados que trabalham dedicavam 11 horas semanais aos afazeres domésticos e ao cuidado de pessoas. Em contrapartida, as mulheres dedicam 19,5 horas semanalmente, ou seja, 8,5 horas a mais que os homens.

O estudo mostra ainda que mulheres pretas ou pardas ocupadas no mercado de trabalho dedicavam 20,1 horas semanais aos afazeres domésticos e ao cuidado de pessoas, enquanto as mulheres brancas dedicavam 17,5 horas, ou seja, 2,6 horas a menos.

  

Dados divulgados pelo IBGE
Reprodução

  

Em uma análise por sexo considerando a mesma cor ou raça, as mulheres pretas ou pardas ocupadas no mercado de trabalho dedicavam 20,1 horas semanais para esses afazeres, enquanto que homens pretos ou pardos dedicavam 10,7 horas, ou seja, 9,4 horas semanais a menos (47%).

As mulheres brancas dedicavam 17,4 horas semanais enquanto os homens brancos dedicavam 11,9 horas semanais, o equivalente a cerca de 32% de horas a menos.

  

No PI, mulheres que trabalham fora dedicam 80% a mais de tempo com afazeres domésticos que os homens
Pixabay

   

Casamento de menores de 17 anos diminui 70%

De acordo com as Estatísticas do Registro Civil do ano de 2021, no Piauí foram realizados 212 casamentos com meninas de até 17 anos de idade, o que representava cerca de 2,5% do total de casamentos realizados no estado. Em 2011, foram realizados 1.016 casamentos, o que representava cerca de 7,9% do total de casamentos daquela época; comparando os dois números, em 10 anos ouve uma redução de quase 70% na proporção dos casamentos nessa faixa etária.

Segundo a legislação brasileira, o casamento civil só é permitido para pessoas a partir de 18 anos de idade e excepcionalmente de 16 e 17 anos caso estas sejam emancipadas ou possuam autorização de ambos os pais, representantes legais ou, em substituição, judicial.

  

Número de casamento de meninas menores que 17 anos
Reprodução

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado