No Piauí, entre pessoas com religião, união consensual é mais comum entre católicos, aponta IBGE - Geral
LEVANTAMENTO

No Piauí, entre pessoas com religião, união consensual é mais comum entre católicos, aponta IBGE

Os dados do IBGE mostram que 61,09% das pessoas de 10 anos ou mais sem religião vivem em união consensual


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A união consensual permanece como o tipo de relacionamento mais frequente no Piauí, especialmente entre quem não possui religião. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que 61,09% das pessoas de 10 anos ou mais sem religião vivem em união consensual. Já entre os que professam alguma fé, esse tipo de união é mais comum entre os católicos: 41,08% das uniões dessa parcela ocorrem sem formalização civil ou religiosa.

Em seguida, vem as pessoas de “outras religiões”, com 37,38% das uniões consensuais, e os evangélicos, com 26,89%.

  

No Piauí, entre pessoas com religião, união consensual é mais comum entre católicos, aponta IBGE
IBGE

   

O levantamento também destaca diferenças no tipo de formalização das uniões conforme a crença religiosa. Os evangélicos aparecem com maior proporção de casamentos civil e religioso juntos, com 31,86% das uniões desse grupo. Entre os católicos, essa taxa é de 25,10%.

Quando se considera o casamento exclusivamente civil, os evangélicos novamente lideram, com 36,99% das uniões, seguidos dos adeptos de outras religiões (33,16%). Já o casamento apenas religioso é mais frequente entre católicos, representando 16,14% das uniões desse grupo. Entre os sem religião, essa forma é minoritária, com 6,01%.

No cenário nacional, a união consensual é predominante entre quem não professa religião (62,5%), seguida dos católicos (40,9%), das pessoas de outras religiões (37%) e dos evangélicos (28,7%). Em relação aos casamentos civil e religioso, os evangélicos também lideram no Brasil, com 40,9%, e os católicos aparecem logo atrás, com 40%.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Por onde você acompanha os conteúdos do A10mais.com?

ver resultado