📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
(Atualizada às 17h32)
Uma onça suçuarana fugiu do recinto do Bioparque Zoobotânico de Teresina, na madrugada desta sexta-feira (03). O tenente F. Oliveira, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), informou ao A10+ que a chuva que caiu na noite desta quinta-feira (02) acabou abrindo uma brecha no recinto onde o animal estava e ele saiu, mas que a onça continua dentro do perímetro do Zoobotânico.
A Polícia Ambiental negou a informação de que a onça teria fugido do Parque Zoobotânico de Teresina e que poderia estar circulando nas proximidades do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na zona Leste de Teresina. O boato estava sendo divulgado nas redes sociais.
“Ela está aqui na área do Zoobotânico, ela não saiu. O Parque Zoobotânico está fechado, nós estamos aqui com uma equipe monitorando o animal. Ela não saiu daqui até porque a área aqui é cercada. Ela esta próximo ao recinto, estamos na contenção e o parque só será reaberto após a captura. Está bem próximo de uma captura porque esse horário é o de ela se alimentar”, explicou o tenente ao A10+.
Segundo o tenente, equipes acostumadas com o manejo do animal estão no local. A onça deve ser colocada novamente em seu recinto o mais breve possível. As visitas ao parque seguem interrompidas até que a onça volte ao seu recinto.
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou em nota que as atividades administrativas e acadêmicas do Centro de Ciências Agrárias (CCA), que fica nas proximidades do parque, foram suspensas até que a onça seja capturada.
Em nota, o Bioparque Zoobotânico destacou que, por medida de segurança, o local ficará fechado até que o animal seja capturado e retorne ao recinto.
Nota de Esclarecimento
O Bioparque Zoobotânico Piauí vem, por meio desta, informar que devido as fortes chuvas da noite de ontem (02/02/2023), uma árvore de grande porte atingiu o recinto da suçuarana e este foi danificado, permitindo a sua fuga.
Imediatamente as autoridades competentes foram acionadas, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí – SEMAR-PI, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Piauí- IBAMA-PI e Batalhão da Polícia Ambiental, que tem sua sede instalada no parque.
As autoridades e a equipe do Bioparque Zoobotânico estão, desde a ciência do ocorrido, realizando todas as medidas e procedimentos necessários para capturá-la, cumprindo todos os protocolos do plano emergencial para captura de animais do Bioparque.
Por fim, a concessionária informa que a situação se encontra sob controle e que, por medida de segurança, o parque permanecerá fechado até a captura do animal.
Teresina-PI, 03 de Fevereiro de 2023.
Administração Bioparque Zoobotânico Piauí
Fonte: Portal A10+