Piauiense nota mil na redação do Enem 2023 estudava 10h por dia e percorria 23km para assistir aulas - Geral
"VALEU A PENA O ESFORÇO"

Piauiense nota mil na redação do Enem 2023 estudava 10h por dia e percorria 23km para assistir aulas

Ela e mais outros cinco piauienses tiraram nota mil no exame; em entrevista ao A10+, estudante narra conquista


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A estudante Millena Martins, de 19 anos, está entre os piauienses que conquistaram a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Com rotina de longos deslocamentos e estudos diários, a jovem comemora o sonho alcançado, que levou o Piauí para a 2ª posição no ranking nacional de notas máximas na redação. Ela é da zona Rural de Teresina. 

Em entrevista ao A10+, Millena contou como era seu cotidiano de preparação para a prova, realizada ano passado. Com o ensino médio concluído em 2021, a jovem passou a estudar para os exames dos anos seguintes. Para a reportagem, ela explica que já havia chegado perto, com 980 pontos. Mas agora, recebeu a notícia da nota máxima com muita felicidade e surpresa. Millena Martins pretende cursar medicina.

  

Estudante Milena Martins, de 19 anos, nota máxima na redação do Enem 2023 Laura Parente/ Portal A10+

   

“Era um sonho conseguir, mas foi uma surpresa, não era o que eu esperava, conseguir fechar a redação com os mil pontos. Ano passado eu consegui os 980, que é o mil quebrado, mas o mil realmente de fato só esse ano. Eu pretendo cursar medicina. Ainda não sei, ainda não deu tempo nem de fazer os cálculos de média pra saber se vai ser suficiente, mas eu quero muito”, destacou. 

Millena Martins disse ainda que se dedicava por quase 10 horas em estudos diários, sendo 5 em casa e 5 no pré-vestibular Equação Certa, com a produção de duas redações semanalmente. Além disso, moradora de um povoado na zona rural de Teresina, ela se deslocava por 23 quilômetros para estudar no cursinho. Para ela, valeu a pena todo o esforço. 

“Eu estudava em casa, umas 5 horas por dia, e eu passava umas 5 horas no Equação Certa, tendo aula. Semanalmente eu fazia em média umas 2 redações, que já eram corrigidas na semana seguinte. E foi esse ciclo de produção e correção de redação, semana sim, semana não. Eu morava em um povoado que se chama São Vicente, que fica 23 quilômetros daqui. Eu acordava umas 5h30 da manhã, me arrumava, vinha para o pré, eu só conseguia chegar em casa umas 2h da tarde, que era a hora que eu ia conseguir almoçar, porque era muito distante, eu dependia de ônibus também. E foi uma caminhada muito dolorosa, é muito difícil, mas, graças a Deus, deu certo. Era mais ou menos 1 hora, para eu chegar de casa até aqui. Valeu a pena todo esforço”, disse a estudante, para o A10+.

E o tema?

Millena disse ter se assustado com o tema da redação quando o viu. Mas, uma pauta importante a ser discutida. Em 2023, a prova contou com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Ela concluiu o seu texto em pouco mais de uma hora. 

“Eu me assustei, sendo bem sincera, quando eu vi de primeira o tema, me assustei. Era um tema extenso, eu acredito que fosse um tema muito amplo. Mas era um tema muito necessário também, era uma pauta muito importante de ser discutida. E lendo os textos motivadores, pensando um pouquinho mais, eu consegui fazer meu texto e concluir minhas ideias, desenvolver minhas ideias. Por volta de uma hora e quinze minutos”, pontua. 

E a notícia da nota máxima? 

A estudante disse que comemorou bastante a notícia da nota mil. Chorou, gritou, ligou para amigos e familiares. “Eu só sabia chorar e gritar, não acreditei, foi uma felicidade imensurável. A pessoa não tem como medir a felicidade de conseguir fechar os mil pontos na redação do Enem. É uma felicidade que eu não consigo descrever, mas, só gritei, chorei, liguei pra minha amiga, liguei pra minha mãe que não estava em casa na hora e foi isso”, desabafa.  

Millena agradeceu por todo o apoio que sempre recebeu de sua família diante do resultado. “Minha mãe, todo mundo sempre confiou muito em mim. A questão é mais o próprio estudante que às vezes não tem tanta fé em si mesmo, mas as pessoas que eu tinha no entorno, minha família, meus amigos sempre acreditaram muito em mim, sempre botaram muita fé que eu fosse conseguir. E, graças a Deus, deu certo e consegui esse resultado”, finaliza. 

Professor de redação comenta conquista

O professor de redação do Equação Certa, Sammuel Souza, destacou que o tema de 2023 foi bastante pertinente e o trabalho junto aos alunos no pré-vestibular em Teresina. 

  

Estudante e professor de redação Laura Parente/ Portal A10+

   

“É um tema pertinente porque, sobretudo, é necessário se falar sobre a questão de gênero, falar sobre as questões sociais, e o Enem vem seguindo já uma rotina de temas que são temas que tocam em questões necessárias para a sociedade. E, graças a Deus, nossos alunos têm conseguido se sair muito bem na prova de redação do Enem”, disse. 

O educador disse que a Millena foi uma aluna muito dedicada, esforçada e o resultado não poderia ser diferente. 

“A Millena, aluna do pré-vestibular, foi nossa aluna durante todo o ano, recebeu nossa orientação, muito dedicada e não poderia ser diferente, conseguiu tirar nota mil. Ano passado foram 18 notas, este ano, no Brasil inteiro, este ano foram 60 notas, isso nos surpreendeu pela quantidade. O Piauí ficou atrás apenas de estados, de população, de muita população como Rio de Janeiro e São Paulo, então nós tivemos em proporção um resultado excelente. E mais uma vez, nós tivemos um aluno que tirou nota mil. É uma aluna, é o império das mulheres, ano passado uma aluna, e este ano a Milena, nossa aluna do pré-vestibular aqui”, destacou o professor. 

Sammuel Souza reiterou que, com o resultado alcançado pelo estado, o Piauí é uma das referências educacionais. Com 20 anos de experiência, a dica que ele dá para os estudantes é sempre estar atento a tudo, informado. 

“Estar atento a tudo, a todo tipo de diálogo possível que hoje nós temos acesso, sejam podcasts, sejam redes sociais, o próprio YouTube, jornais, o mais diversificado possível, porque nós temos sempre, claro, a gente dá sempre aquela linha de raciocínio do Enem. Não deixar passar, e aprofundar em sala de aula, escrita, reescrita, não tem muito segredo, tem aplicação. Agora, o que eu tenho que ressaltar é: nós do Piauí somos grandiosos, isso é muito importante, porque é um resultado expressivo, um resultado que prova o quanto a educação do Piauí, ela é de excelência”, finaliza o professor. 

Piauí em destaque na redação

Na redação, o Piauí ficou atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo, com sete notas máximas. O estado ficou empatado com Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, com seis notas máximas. 

O balanço mostra ainda que entre os estados do Nordeste, o Piauí e Rio Grande Norte estão empatados em 1º lugar, cada um com seis notas mil. Conforme o Inep, não teve nota mil na redação entre alunos da rede pública do Piauí. Em 2023, apenas a estudante Ana Carolina Angelim Damasceno, de 20 anos, foi a única no Piauí a conquistar nota máxima. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado