📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Com mais de 12,6 mil pessoas cadastradas, a Plataforma Piauí Oportunidades ganha destaque como ferramenta essencial para piauienses que buscam crescimento profissional, qualificação e novas chances no mercado de trabalho. Administrada pelo Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), a plataforma atua como um elo entre profissionais em busca de oportunidades e empresas que desejam contratar.
Atualmente, a plataforma oferece mais de 1.000 cursos gratuitos. As profissões de maior procura entre os usuários foram Administração, Advocacia e Enfermagem, com o sistema apresentando um alto índice de pessoas que estão em busca do primeiro emprego.

De acordo com o gerente de Projetos do PIT, Guilherme Bonfim, mesmo em seu primeiro ano de atuação, a Piauí Oportunidades já demonstra grande potencial. “Percorremos diversos municípios do estado, levando informação e ampliando o acesso a vagas, cursos e programas de incentivo voltados a jovens em situação de vulnerabilidade social. Essa presença territorial permitiu que mais pessoas, inclusive em regiões distantes dos grandes centros, tivessem acesso a serviços que antes não chegavam até elas. Essa aproximação gerou impacto social direto: mais jovens encontrando oportunidades, mais famílias tendo acesso a renda e mais cidadãos descobrindo caminhos para se qualificar e ingressar no mercado de trabalho”, afirma o gerente.
O impacto da plataforma se espalha por diversas regiões do Piauí. Neste ano, as cidades com maior procura foram Teresina, Parnaíba e Floriano. Em cada cadastro, há uma história de esforço, esperança e transformação, refletindo o desejo da população de investir em si mesma e em suas comunidades, como o programador Jhoão Santos, de 20 anos, que conquistou seu primeiro emprego formal por meio da plataforma.
“A plataforma foi essencial no meu processo de busca de emprego, principalmente por ser a minha primeira experiência formal. Ela oferece cursos profissionalizantes que ajudam quem está entrando no mercado e ampliam ainda mais as chances de conseguir vagas. Tudo está centralizado ali, vagas próprias e de parceiros, o que facilita muito para quem busca oportunidades. Hoje, não é mais preciso sair entregando currículo impresso. A comunicação digital tornou tudo mais simples e direta, tanto para o candidato quanto para o empregador”, pontua o programador.
Inteligência artificial SoberanIA
Para realizar a trilha de conhecimento, a plataforma utiliza a SoberanIA, a primeira inteligência artificial pública criada no Brasil, desenvolvida 100% em português. A tecnologia também já impulsiona aplicações como o “BO Fácil”, que permite o registro de ocorrências por voz via WhatsApp. A solução é um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), instituição que também é responsável pela plataforma Piauí Oportunidades.
Fonte: Governo do Piauí