Prefeito Dr. Pessoa reúne Planejamento e Finanças para avaliar PLOA 2023 - Geral
ECONOMIA

Prefeito Dr. Pessoa reúne Planejamento e Finanças para avaliar PLOA 2023

O projeto será protocolado até o final de setembro


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve reunido nesta segunda-feira (12) com as Secretarias Municipais de Planejamento e Coordenação (Semplan) e Finanças (SEMF). O encontro teve como objetivo avaliar as demandas presentes no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2023. Na ocasião, foram apresentadas a organização e as demandas do municípios já desenhados no orçamento do próximo ano.

  

Prefeito Dr. Pessoa reúne Planejamento e Finanças para avaliar PLOA 2023
Reprodução
  

A LOA 2023 prevê um investimento estimado em R$ 4.534.223.00,00 (quatro bilhões, quinhentos e trinta e quatro milhões e duzentos e vinte e três mil reais). Somando pouco mais de 200 emendas parlamentares cadastradas, podemos destacar a Fundação Municipal de Saúde com um repasse de 20% dessas emendas. A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), devido ao aumento de serviços prestados, haverá um aumento de 90% em recursos.

“É muito importante analisarmos de forma minuciosa a distribuição dos recursos municipais. Nós somos uma gestão integrada com o povo. Por isso, devemos sempre ter um olhar social e direcionado aos menos favorecidos. Essa é uma prioridade e estamos trabalhando para cuidar cada vez melhor do povo teresinense”, disse o prefeito Dr Pessoa.

A apresentação da PLOA 2023 foi feita pela secretária executiva de planejamento estratégico e gestão, Kárita Allen, que esteve acompanhada da equipe de orçamento do município. Além disso, contou com a participação do vice-prefeito Robert Rios; do secretário de governo André Lopes; da Secretária de Finanças, Adimirtes Neves, e respectivos técnicos.

“Nós dobramos o orçamento na área social, a Semcaspi tem um aumento de mais de 90%. O orçamento popular teve um aumento de R$11 milhões. Ou seja, temos o cuidado de atender o prefeito e as necessidades da gestão. Para compor esta estrutura, reunimos todas as pastas do município para que possamos ouvir as prioridades. Principalmente as obras, são asseguradas pelos recursos externos e isso irá andar com muita fluidez, pois com as tratativas do prefeito Dr Pessoa, temos uma relação muito positiva com os parceiros”, explicou João Henrique Sousa, Secretário Municipal de Planejamento.

Cabe à Lei Orçamentária Anual prever receitas, fixar despesas e indicar programas e ações que serão realizados naquele ano. O documento informa projetos, atividades e operações especiais, com suas fontes de recursos. O orçamento, demonstrado pela LOA, permite verificar a realidade econômica do Município.

“A preocupação do prefeito deve ser a nossa, de fazer a melhor e mais adequada distribuição dos recursos do município, de acordo com as prioridades estabelecidas e o compromisso com o povo, com o social. Isso deve ser sempre nossa prioridade na administração”, disse o vice-prefeito Robert Rios.

O projeto será protocolado até o final de setembro para que seja avaliado e votado pela Câmara Municipal de Teresina.


Dê sua opinião:

Fique conectado