Presidente da Etipi, Ellen Gera, comenta ações realizadas pela empresa durante 2023, no Piauí - Geral
EM ENTREVISTA

Presidente da Etipi, Ellen Gera, comenta ações realizadas pela empresa durante 2023, no Piauí

Presidente da Empresa de Tecnologia falou sobre o Gov.PI Empresas, Gov.Pi Cidadão e sobre o papel da Etipi no desenvolvimento de hidrogênio verde


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi), Ellen Gera, esteve nesta segunda-feira (18), no telejornal Bancada Piauí, da TV Antena 10, e comentou quais as mudanças e avanços tecnológicos o governo atual está implementando para os servidores internos e principalmente para a população. 

O governador Rafael Fonteles (PT) tem comentado diversas vezes que uma de suas metas é transformar o Piauí em um estado altamente tecnológico e com um modelo de Governo Digital onde a vida dos cidadãos seja facilitada através de inovações.

 

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi), Ellen Gera
Thanandro Fabrício/ Ascom Etipi


O presidente da Etipi explicou primeiro, em entrevista à TV Antena 10, em que resultou a transformação de ‘agência’ para ’empresa’. Segundo ele, agora a Etipi, antes Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), pode ser mais independente e até firmar contratos com outros estados.

“Nós temos uma legislação muito mais ágil para o lado das estatais, que permite que a gente tenha muito mais agilidade nos nossos processos e com mais celeridade. O grande objetivo era ter de fato agilidade na execução das políticas públicas que são tocados pela tecnologia. E claro, enquanto empresa, a Etipi pode ter produtos, pode ter serviços à disposição de outros entes federados. Então, nós podemos de fato ser contratados por outros municípios ou estados, inclusive nós já recebemos várias comitivas de outros estados brasileiros procurando tecnologia piauiense. Eu acredito agora que desse ano de dois mil e vinte e quatro a gente já vai começar a a fechar alguns contratos com outros estados”, explicou.

Ellen Gera ainda comentou sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos e que tem como objetivo promover a eficiência administrativa. “Nós avançamos na implantação SEI, que é o Sistema Eletrônico de Informações, esse sistema permite que todos os processos da administração pública sejam gerenciados de forma eletrônica, sem a necessidade de carimbar papel ou assinar no punho nenhum documento naquelas secretarias que já fazem uso do SEI”.  

O presidente Etipi, Ellen Gera, esteve no Bancada Piauí nesta segunda-feira (18)
Thanandro Fabrício/ Ascom Etipi

Gera ainda falou sobre o GOV.PI Empresas e Gov.Pi Cidadão, plataformas que vêm sendo amplamente divulgadas pelo Estado porque oferecem diversos serviços reunidos de forma on-line e facilitada.

“Olhando diretamente pro cidadão, existem pessoas jurídicas e as pessoas físicas. Então hoje você que é empresário já conta com uma grande plataforma de governo digital, que é o GOV.PI Empresas, são mais de 250 serviços já disponíveis de forma digital para os empreendedores piauienses. Para o lado do cidadão nós lançamos o Gov.Pi Cidadão que é uma grande novidade essa ideia de governo digital. Ele foi lançado para a população e termina já no ano de 2023 com mais de 100 serviços disponíveis como Detran, Seduc, Sefaz e etc.”, informou durante a entrevista.


O presidente da Etipi ainda falou qual vai ser o papel da empresa em relação ao funcionamento do Porto Piauí e à produção de hidrogênio verde na Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. “São dois projetos importantíssimos. Todos conectados e todos eles vão precisar de tecnologia também. Porque quando nós estamos falando de explorar hidrogênio verde, na verdade nós estamos falando de energias renováveis. Piauí já é um líder em energia eólica, em energia solar e agora vai utilizar todo esse excedente de energia limpa para produzir energia no formato aí da cadeia do hidrogênio verde e seus derivados. Você precisa de tecnologia. Então portanto a ETIPI também vai fazer parte de todo esse processo”, finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado