Seduc e SSP criam grupo de trabalho para promover segurança e cultura de paz nas escolas do Piauí - Geral
SEGURANÇA

Seduc e SSP criam grupo de trabalho para promover segurança e cultura de paz nas escolas do Piauí

Ficou definida a elaboração de um Plano de Ação com medidas emergenciais ostensivas, educativas, pedagógicas e estruturantes


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) reuniram representantes de diversas entidades nesta quinta-feira (13) para formalizar a criação do Grupo de Trabalho para Promoção da Segurança e a Cultura de Paz nas Escolas.

Durante o encontro ficou definida a elaboração de um Plano de Ação coordenado pela Seduc e SSP-PI que envolvem diversas medidas emergenciais, de cunho mais ostensivo, e ações de cunho educativo, pedagógico e estruturante.

Segundo o Governo do Estado, dentre as ações da Seduc está o fortalecimento da atuação das equipes multiprofissionais da secretaria, como psicólogos e assistentes sociais nas escolas. Além desses profissionais, também serão convocados e capacitados novos agentes de portaria para as escolas e contratados serviços de vigilância nas escolas.

  

Seduc e SSP criam grupo de trabalho para promover segurança e cultura de paz nas escolas
Reprodução
   

“A Seduc, a SSP e todos os representantes das entidades envolvidas no Grupo de Trabalho estão atuando em conjunto para fortalecer as ações repressivas e, sobretudo, as ações preventivas, educativas aos alunos, aos gestores educacionais e aos familiares dos alunos para promoção da paz nas escolas”, explica o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Outra ação será a contratação de uma empresa especializada na prestação de serviços de solução inteligente e integrada de segurança eletrônica para atuar, inicialmente, em escolas localizadas nos municípios Teresina, Floriano, Parnaíba, Picos e União.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal estão envolvidos nesta força-tarefa para prevenir e combater as situações de violência nas escolas.

  

Ficou definida a elaboração de um Plano de Ação com medidas emergenciais ostensivas, educativas, pedagógicas e estruturantes
Seduc
   

“Nós vamos continuar o trabalho de prevenção feito pela Polícia Civil, que monitora as redes sociais e analisa todos os perfis que fazem ameaças. Nós já instauramos dezenas de inquéritos, fizemos buscas e apreensões, pedimos informações às plataformas de redes sociais, como Instagram, Twitter e Telegram para monitoramento. Também vamos fortalecer a Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE), que faz um trabalho de prevenção nas escolas”, disse.

O secretário de Segurança Pública afirmou ainda que agentes de portaria, professores, diretores e membros do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão sendo capacitados para a realização de Plano de Segurança para cada unidade. “Também vamos reforçar o canal que existe no Ministério da Justiça e Segurança Pública, para que todas as denúncias sejam apuradas com rigor, transparência e celeridade, que é o que temos feito sob determinação do governador Rafael Fonteles”, finalizou Chico Lucas.

O grupo é formado por representantes da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Polícia Militar – Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE), Polícia Federal, Tribunal de Contas, Ministério Público do Piauí (MPPI), Secretaria de Relações Sociais do Piauí (SERES), Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (COJUV) e Conselheiros Tutelares.

Ações já realizadas pela Secretaria de Educação

A Seduc informou que convocou 54 novos psicólogos e assistentes sociais para compor as equipes multiprofissionais, que estão atuando na prevenção da violência e nas questões relacionais às competências socioemocionais nas escolas;

A Seduc disse ainda que orientou todas as escolas a trabalhar o tema de bullying e violência por meio do Projeto Semana Presente, que acontece de 10 a 14 de abril em todas as unidades de ensino;

Segundo a Seduc, a secretaria realiza, desde 2020, o Projeto Estudar Pode Ser Leve, por meio do Canal Educação. A ação tem como objetivo a realização de palestras, rodas de conversas e atividades didático-pedagógicas envolvendo estudantes, professores e profissionais de diversas áreas que trabalham diretamente com as competências socioemocionais. O programa é transmitido semanalmente em dois momentos.

Canal de Denúncia

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de casos suspeitos de ataques a instituições de ensino. As denúncias estão sendo recebidas por meio de formulário disponível no endereço:www.mj.gov.br/escolasegura. Todos os conteúdos enviados serão mantidos sob sigilo.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado