Nasa descobre opala em Marte; na Terra, pedra é encontrada apenas no Piauí e na Austrália - Mundo
DESCOBERTA

Nasa descobre opala em Marte; na Terra, pedra é encontrada apenas no Piauí e na Austrália

O estudo com a descoberta foi publicado no Journal of Geophysical Research: Planets


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Dados revelados pela NASA esta semana apontam que um antigo leito de lago seco em Marte pode estar repleto de pedras de opala. Na Terra, a pedra preciosa só é encontrada em qualidade nobre na cidade de Pedro II, no Piauí, e na Austrália. O estudo com a descoberta foi publicado em 19 de dezembro no Journal of Geophysical Research: Planets.

O Piauí tem a maior jazida brasileira de pedras que produzem lampejos das sete cores do arco-íris. O estudo concluiu que as vastas redes de fraturas subterrâneas teriam fornecido condições potencialmente mais habitáveis do que as da superfície.

  

Nasa descobre opala em Marte; pedra é encontrada no Piauí e na Austrália
Reprodução

   

Na Terra, em sua forma multicolorida, a pedra preciosa é encontrada na Austrália e no Piauí, mais especificamente na cidade de Pedro II, 206 km ao Norte de Teresina, onde, de acordo com os pesquisadores, apenas 10% da opala foi explorada.

De acordo com a NASA, as pedras de opala foram encontradas na Cratera Gale, no planeta Marte. O local é explorado pelo rover Curiosity desde 2012. As opalas descobertas estão em rachaduras na superfície marciana e são um forte indício de que as rochas ricas em sílica interagem com a água há menos tempo do que se pensava anteriormente.

Ainda segundo o estudo, a descoberta de opala é mais um dos muitos indícios de que houve água em Marte e coloca a Cratera Gale como um dos destinos prováveis para futuras explorações humanas no planeta.

“Nossa nova análise de dados de arquivo mostrou semelhança impressionante entre todos os halos de fratura que observamos muito mais tarde na missão”, disse o físico pesquisador do governo dos EUA, Travis Gabriel. “Ver que essas redes de fratura eram tão difundidas e provavelmente repletas de Opala foi incrível.”

  

NASA faz descoberta surpreendente: pedra preciosa existe tanto em Marte quanto na Terra Reprodução

   

Encontrar Opala em Marte terá vantagens para os futuros astronautas, e os esforços de exploração podem tirar proveito desses amplos recursos hídricos. A própria Opala é composta predominantemente por dois componentes: sílica e água – com um teor de água variando de 3 a 21 por cento em peso – com quantidades menores de impurezas como o ferro. Isso significa que, se você moer e aplicar calor, a opala libera sua água.

Em um estudo anterior, Gabriel e outros cientistas do rover Curiosity demonstraram esse processo exato. Combinados com evidências crescentes de dados de satélite que mostram a presença de opala em outros lugares de Marte, esses materiais resilientes podem ser um grande recurso para futuras atividades de exploração em outros lugares de Marte.

“Dadas as amplas redes de fraturas descobertas na Cratera Gale, é razoável esperar que essas condições subterrâneas potencialmente habitáveis se estendam a muitas outras regiões da Cratera Gale, e talvez em outras regiões de Marte”, disse Gabriel. “Esses ambientes teriam se formado muito tempo depois que os antigos lagos da Cratera Gale secaram”.

  

O Piauí tem a maior jazida brasileira de pedras que produzem lampejos das sete cores do arco-íris Reprodução

   

Fonte: A10+ com informações da Forbes


Dê sua opinião:

Fique conectado