Adolescente e gêmeos são capturados suspeitos de matar jovem dentro de escola em Teresina - Polícia
CRIME

Adolescente e gêmeos são capturados suspeitos de matar jovem dentro de escola em Teresina

O crime ocorreu em fevereiro deste ano na zona Sudeste da capital


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 10h02)

Um adolescente de 16 anos, identificado apenas pelas iniciais H.D.S.R., foi apreendido e gêmeos de 18 anos foram presos, na manhã desta sexta-feira (15), sob suspeita de envolvimento no assassinato de Marciel Medeiros da Silva, de 18 anos, dentro do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, no bairro Dirceu I, zona Sudeste de Teresina. O crime ocorreu em fevereiro deste ano. O autor do crime, o adolescente, alegou em depoimento à polícia que a vítima já teria tentado matá-lo. 

  

Adolescente e gêmeos são capturados suspeitos de matar jovem dentro de escola em Teresina
PC-PI

   

De acordo com o delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o adolescente é suspeito de ter feito os disparos que mataram Marciel, enquanto os irmãos gêmeos teriam sido responsáveis por monitorar a vítima e também informar o horário de saída dela da escola para o autor da execução. 

O adolescente foi apreendido nesta manhã no Parque Itararé e os gêmeos foram presos no Dirceu I, ambos na zona Sudeste de Teresina. Eles foram levados para delegacia e ficarão à disposição da justiça. De acordo com o delegado Francisco Costa, o Barêtta, o caso está solucionado. 

"O autor, o adolescente, alega que a vítima já teria tentado matar ele. Mas há uma inclinação aí que eles se autodenominam de facções. O que foi preso em flagrante no dia foi um maior que levou o menor na moto, inclusive ficou esperando. Os outros apreendidos agora já estão definidos o autor, o adolescente, e os dois que apontaram o rapaz dentro do colégio, inclusive passando mensagem para o autor mostrando mensagem qual a roupa o adolescente estava usando e a hora que ia sair do colégio", afirma o delegado em entrevista ao A10+. 

Cinco pessoas envolvidas na execução de jovem

Segundo o delegado Bruno Ursulino, pelo menos cinco pessoas estão envolvidas no crime. O autor teria conseguido a arma horas antes e se posicionou em um local estratégico para praticar a execução. Ele tinha o contato dentro da escola que passou todas as informações sobre como a vítima estava vestida e quando sairia. Uma pessoa, que passava informações ao executor, ainda está foragida.

"Os irmãos tinham as informações internas e aí para os executores eles atualizaram tudo que acontecia nessa saída. Então se não fosse essa atitude deles não tornaria possível execução do aluno no interior da escola. Essa foi a primeira vez que houve a tentativa de execução. A gente sabe que haviam ameaças reciprocas entre a vítima e o executor, e ele entendeu por bem antecipar o momento da sua ação e aí programou todo esse levantamento. Inicialmente no depoimento dele ele quis chamar pra si a responsabilidade porque ele tem ciência que a responsabilidade, pelo fato de ser menor, é menor que a dos outros. Mas a investigação mostrou que todo mundo tinha consciência", completou.

Membro do PCC também chegou a ser preso sob suspeita de envolvimento no crime 

Em 23 de fevereiro, o membro do PCC Heverton Vinícius de Sousa Araújo, de 25 anos, foi preso sob suspeita de envolvimento no assassinato. Na época, o delegado Francisco Costa, o Barêtta, já havia relatado quatro pessoas estão envolvidas no crime, sendo dois menores de idade (entre eles, o atirador) e dois alunos da escola. Segundo delegado, quem efetuou os disparos foi um menor de 16 anos.

Um vídeo, obtido pelo A10+, mostra o exato momento em que o jovem é morto. Nas imagens é possível ver que a vítima saía do local quando, inesperadamente, aparece o criminoso com a arma e efetuando vários disparos, sem chances de reação. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda no local.

De acordo com as investigações, o crime foi motivado por uma rixa entre os alunos porque a vítima tinha ligação com o Bonde dos 40 e os envolvidos na execução são do PCC. Em depoimento, o preso disse que estava há oito dias tentando matar a vítima, segundo o delegado.

  

Marciel Medeiros Silva
Divulgação

   

"A vítima tinha uma inclinação com uma facção criminosa, Bonde dos 40, e os outros são do PCC, segundo consta. Também há uns oito dias atrás esse adolescente, que assassinou a vítima, tentou contra a vida do rapaz, mas eles alegam que a vítima também já tinha tentado contra eles. Também identificamos dois alunos da escola que passaram a mensagem para o matador vir e ele ficou na espreita juntamente com esse indivíduo que está sendo autuado aqui no DHPP", explicou o delegado Barêtta à TV Antena 10. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado